Notícias O Ferrari 296 GTB fez mesmo menos de sete minutos no Nürburgring?

Recorde

O Ferrari 296 GTB fez mesmo menos de sete minutos no Nürburgring?

O Ferrari 296 GTB conseguiu efetuar uma volta ao Nordschleife em menos de sete minutos. Só que há um grande "mas" neste recorde.

Ferrari 296 GTB recorde Sport Auto - pista
© Sport Auto

Durante um teste ao Ferrari 296 GTB, a equipa da revista alemã Sport Auto conseguiu registar um tempo de 6min58,70s no Nürburgring-Nordschleife com o supercarro italiano.

É a primeira vez que um Ferrari de estrada consegue ficar abaixo da fasquia dos sete minutos numa volta ao «inferno verde».

No entanto, a controvérsia instalou-se, ou não fosse o tema dos recordes no histórico traçado alemão um que dá «pano para mangas». Isto tudo devido à forma como a Sport Auto mede a distância de uma volta.

Tal como é possível ver no vídeo, o ponto de início e fim do tempo cronometrado são os que eram considerados anteriormente a 2019. Ou seja, não incluem os 232 m da pequena reta na secção T13 do circuito, totalizando 20,6 km e não os 20,832 km que são hoje oficiais.

Caso fossem considerados os 20,832 km de distância total, medindo o início e o fim da volta no mesmo ponto, o tempo do Ferrari 296 GTB ficaria acima da fasquia dos sete minutos. Pouco, mas ainda assim, acima.

Seja como for, o vídeo divulgado pela Sport Auto e que nos mostra Christian Gebhardt ao volante do Ferrari 296 GTB é mais um daqueles momentos de condução que vamos ver repetidamente. E, com ou sem recorde, é uma volta incrível ao Nordschleife.

Ferrari 296 GTB e o pacote Assetto Fiorano

Os mais atentos ao vídeo repararam certamente na designação Assetto Fiorano nas embaladeiras das portas deste Ferrari 296 GTB.

Trata-se de um pacote opcional que inclui diversos equipamentos destinados a melhorar o desempenho do 296 GTB em pista.

Entre os principais está um conjunto de amortecedores Multimac, otimizados para uma condução em circuito. Além destes, há também outros elementos que melhoram a aerodinâmica e reduzem a massa total do Ferrari 296 GTB. Entre eles, o para-choques dianteiro, que adiciona elementos em fibra de carbono capazes de gerar mais força descendente.

Uma vez a bordo, há também elementos em fibra de carbono que reduzem a massa do conjunto e uma janela traseira em policarbonato (Lexan), mais leve que o mesmo elemento em vidro.

Além de tudo isto, o Ferrari 296 GTB do vídeo conta com um conjunto de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R. Estes são quase pneus de competição (semi-slicks), mas estão homologados para circular na via pública.

E claro que não podemos esquecer a motorização híbrida que inclui um motor 3.0 V6 biturbo e um motor elétrico. Em conjunto, são capazes de oferecer uma potência máxima combinada de 830 cv.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Citroën BX 4TC na sua versão de estrada?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer