Notícias Caçador RS. Novo Porsche RS é uma prancha de surf para as ondas da Nazaré

Surf

Caçador RS. Novo Porsche RS é uma prancha de surf para as ondas da Nazaré

É um nome bem português, pois o desenvolvimento deste projeto da Porsche está muito relacionado com o nosso país. E com as ondas da Nazaré.

Sebastian Steudtner - Porsche Caçador RS
Porsche

Sebastian Steudtner é um surfista profissional, atual detentor do recorde mundial de ondas gigantes e um dos atletas que mantém uma parceria com a Porsche há alguns anos. No entanto, e tal como acontece com grande parte dos atletas de alta competição, por vezes, chega-se a um ponto em que o equipamento não tem mais nada para oferecer.

Porém, e graças à sua parceria com a Porsche, foi efetuado um trabalho conjunto ao longo dos últimos anos, com o objetivo de colmatar este problema. E, usando técnicas muito semelhantes às usadas no desenvolvimento de automóveis, a Porsche Engineering e Sebastian Steudtner conseguiram criar uma prancha de surf mais desportiva: a Caçador RS.

Fomos até à Nazaré para termos um contacto com o «ambiente» da Praia do Norte, onde toda a «ação» se passa, e para conhecer Sebastian Steudtner. E depois regressámos ao Porsche Studio de Cascais para a apresentação desta nova prancha de surf.

O nome “Caçador” poderá soar estranho quando associado à Porsche. Mas a sigla RS, ou RennSport, nem por isso. No entanto, esta é a melhor analogia que lhe podemos fazer. Ou seja, esta é mesmo a versão mais desportiva de uma prancha de surf.

Porsche cria a prancha de surf perfeita?

Para que se possa «descer» uma onda gigante da melhor forma, é necessário encontrar o balanço perfeito entre velocidade e estabilidade. Este é o principal desafio. E segundo Steudtner, com a sua prancha atual, simplesmente não se consegue andar mais depressa.

Desta forma, a Porsche Engineering, em conjunto com Steudtner, esteve a estudar novas formas de aerodinâmica, mas também de hidrodinâmica. E recorrendo a um túnel de vento, com o surfista em cima da prancha, percebeu que pontos poderia melhorar. Além disso, Steudtner também teve a oportunidade de melhorar a sua postura usando os dados do túnel de vento.

Segundo refere o atual recordista do Guinness, as ondas não são como as estradas em que podemos passar vezes sem conta na mesma curva e ir melhorando a forma como o fazemos. Não existem duas ondas iguais. E isso dificulta o desenvolvimento de qualquer equipamento.

No entanto, o formato da Caçador RS permite uma estabilidade mais elevada. E a velocidades mais altas. Além disso, há detalhes como um novo spoiler traseiro. Afinal, é uma RS. Sendo que este tem um efeito semelhante ao de uma asa de um carro. Ou seja, uma espécie de força descendente.

Além disso, na parte da frente, a inclinação é um pouco mais acentuada e a Caçador RS ainda conta com um spoiler na parte de cima, que também ajuda a reduzir o atrito.

Depois da apresentação, ficámos com curiosidade em descobrir o que Sebastian Steudtner consegue fazer com a Caçador RS. Mas enquanto não chega a época das maiores ondas, ficamos com o vídeo do seu recorde atual. Aquele que inclui uma onda de 26,21 metros de altura.

Tecnologia de serviço à modalidade do surf

Ainda que o surf seja uma modalidade bastante antiga e levada bastante a sério também há muito tempo, a verdade é que nunca esteve associada a uma tecnologia mais evoluída e precisa. No entanto, os processos de desenvolvimento das pranchas mais recentes como a «caçador RS» demonstram que, atualmente, já não é bem assim. E a melhor parte, é que este não será o último projeto da Porsche Engineering.

A próxima conceção da subsidiária tecnológica da Porsche para o mundo do surf também é uma ideia desenvolvida em conjunto com Steudtner. Trata-se de um projeto que já se encontra em fase de protótipo e que está destinado a medir com elevada precisão a altura das ondas.

Visualmente, é «apenas» um drone da linha profissional de uma das marcas mais conhecidas desse ramo. No entanto, além das habituais câmaras e unidades de controlo e armazenamento, este passa também a incluir alguns elementos adicionais. Ou seja, um conjunto de sensores muito semelhantes aos utilizados nos sistemas de assistência ao condutor que a Porsche instala atualmente nos seus modelos.

Com a ajuda destes sensores e radares, este drone terá a capacidade de captar, gravar e medir diversas informações sobre a onda e sobre o surfista, num raio de 100 metros.

Em busca de dados mais fiáveis

Para já, é ainda um protótipo em fase de testes, mas a marca afirma que na próxima época de ondas gigantes na Nazaré já será utilizado. Ou seja, a partir do próximo Outono, será possível captar dados sobre as ondas com um grau de fiabilidade como nunca houve.

Até agora, todas as medições têm sido efetuadas a partir de fotografias e vídeos. E há algumas que nunca chegaram a ser oficializadas justamente por falta de meios e tecnologia para o fazer.

Entre os muitos exemplos que podemos descobrir na internet, está a “Big Mama”, a onda surfada pelo português Hugo Vau, a 17 de janeiro de 2018. Segundo os dados de medição calculados com o máximo de rigor na altura, a “Big Mama” tinha algo como 35 metros de altura. Ou seja, quase nove a mais do que a do recorde de Steudtner. Mas como só havia vídeo de um ângulo, não foi possível confirmar estes dados.

Sabe esta resposta?
Em que ano «nasceu» o Volkswagen Buggy, ou Meyers Manx?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bruce Meyers. Fica a conhecer o homem por detrás do Volkswagen Buggy original