Notícias Kia EV9 revelado. O SUV elétrico que traz bancos que rodam

Apresentação

Kia EV9 revelado. O SUV elétrico que traz bancos que rodam

O novo EV9 passa a ser o topo de gama da Kia e é o primeiro SUV elétrico da marca com três filas de bancos.

KIA Ev9
© KIA

Depois do EV6, é tempo de conhecer (finalmente) o Kia EV9, o novo SUV 100% elétrico da marca sul-coreana, que não só é o maior da marca, como passa a afirmar-se como o seu topo de gama da Kia.

Antecipado pelo Concept EV9, que vimos no Salão de Los Angeles de 2021, o modelo de produção parece à, primeira vista, idêntico, sendo mesmo difícil perceber o que mudou.

KIA Ev9 traseira
© KIA

Porém, se olharmos com mais atenção, verificamos que há diferenças. As linhas do EV9 de produção são ligeiramente mais suaves, os grupos óticos são um pouco maiores e as cavas das rodas são mais pronunciadas.

Infelizmente (ou não), as portas de abertura «suicida» (invertida) do protótipo não transitaram para esta versão final — como de resto já se esperava —, com a Kia a optar por portas de abertura convencional.

Tudo o resto permaneceu igual, com este SUV a adotar contornos bastante rectilíneos que lhe dão uma forte presença e até algum dramatismo.

KIA Ev9 frente
© KIA Na dianteira salta à vista a assinatura “Rosto de Tigre Digital” e os faróis verticais e de aspeto futurista

Interior: um lounge sul-coreano

Passando ao interior, naturalmente encontramos uma proposta mais sóbria do que aquilo que o protótipo deixava antecipar, mas nem por isso deixa de oferecer soluções muito interessantes.

As semelhanças com o Kia EV6 são difíceis de ignorar, mas regista-se uma evolução, algo que fica logo visível ao nível do tabliê. Este é dominado por três ecrãs: dois de 12,3” cada e um de 5”, ao meio, dedicado à climatização.

O resultado é um tabliê de linhas simples e que ajuda a contribuir para uma enorme sensação de espaço a bordo.

E por falar em espaço, a consola central destaca-se igualmente face ao que a Kia nos tinha vindo a habituar. Esta surge numa posição mais elevada, tem vários espaços de arrumação, ao mesmo tempo que está bastante bem integrada.

KIA Ev9 consola central
© KIA

O volante também é novo, diferindo do usado no EV6 e, ao contrário do que vimos no protótipo, é redondo no formato.

Kia EV9 tem bancos que rodam 180º

Mas o grande motivo de interesse do interior deste Kia EV9 está mais atrás. O enorme SUV apresenta-se com três filas de bancos e a lotação varia entre seis e sete lugares, dependendo da configuração escolhida para a fila central. Esta pode variar entre um banco para três pessoas ou dois bancos individuais.

KIA Ev9 bancos traseiros
© KIA Os bancos da segunda fila podem ser rodados 180º, para que os ocupantes possam interagir com os passageiros da terceira fila

Caso optem pela configuração de dois bancos individuais, então saibam que eles vão poder girar 180º e ficar virados de frente para os dois lugares da terceira fila. Esta possibilidade acaba por criar uma espécie de lounge, como é habitual ver nos MPV.

Naturalmente isto beneficia a comunicação entre quem viaja na segunda e terceira fila. Ao mesmo tempo facilita a colocação de cadeiras de transporte de crianças, já que os bancos centrais podem rodar apenas 90º, ficando virados em direção ao exterior.

KIA Ev9 bancos traseiros
© KIA Os bancos da segunda fila podem ainda rodar 90º de maneira a facilitar a instalação de uma cadeira para crianças

Autonomias e potências continuam a ser segredo

Sobre os detalhes técnicos do Kia EV9, a marca sul-coreana continua a mantê-los no “segredo dos deuses”. Só vai abrir o jogo no final do mês de março, durante a apresentação mundial do modelo.

KIA Ev9 perfil
© KIA

Porém, sabe-se que este SUV assenta na plataforma E-GMP (a mesma do Kia EV6 e Hyundai IONIQ 5). Isto significa que vai contar com uma arquitetura elétrica de 800 V, permitindo suportar carregamentos de até 350 kW.

Enquanto aguardamos pelos números finais do Kia EV9, podem sempre ver (ou rever) o ensaio em vídeo ao Kia de produção mais potente de sempre, o 100% elétrico Kia EV6 GT:

Sabe esta resposta?
Que modelo foi o antecessor do Lamborghini Aventador?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Despedimo-nos do Aventador a recordar o Lamborghini Murciélago