Notícias Este Jaguar E-Type promete ser um dos mais caros de sempre. Porquê?

Leilões

Este Jaguar E-Type promete ser um dos mais caros de sempre. Porquê?

Este Jaguar E-Type Coupé vai a leilão no próximo fim de semana e promete render mais de um milhão de euros, 8 a 10 vezes mais que outros E-Type.

Jaguar E-Type 3/4 de frente
© Gooding & Company

O Jaguar E-Type é um marco importante do mundo automóvel. Até hoje, continua a ser considerado por muitos como “o carro mais belo de sempre” — até Enzo Ferrari o disse.

O E-Type que marca presença nestas imagens é ainda mais especial. Segundo os registos disponíveis este foi o primeiro Coupé com volante à direita a ser produzido e conta com o chassis n.º 860001. Este «detalhe» faz com que se torne numa peça muito desejada.

A construção do Jaguar E-Type Coupé com o chassis n.º 860001 foi concluída no dia 10 de junho de 1961. Tinha a carroçaria pintada em azul escuro e um interior forrado em pele vermelha.

O seu primeiro destino foram as instalações do distribuidor da Jaguar em Londres, onde passou alguns meses como carro de demonstração. Apesar disto, não há qualquer registo sobre o seu primeiro proprietário.

Os primeiros registos da Jaguar já pertencem ao início da década de 70, altura em que este Jaguar E-Type marcou presença em diversos eventos com a matrícula 480 HYT.

Desde essa altura, o E-Type já passou por três proprietários até ser adquirido pelo atual, em 1998. Passou por um completo restauro, com o objetivo de o devolver ao seu estado original, incluindo a cor da carroçaria e até a matrícula que consta nos registos de fábrica da Jaguar: 1 VHP.

O atual proprietário diz que os primeiros roadster e coupé com volante à esquerda e o primeiro roadster com volante à direita já não existem, o que torna este E-Type ainda mais especial e com importante significado histórico.

Jaguar E-Type será leiloado já no próximo dia 1 de setembro

O leilão da Gooding & Company em que este E-Type Coupé estará disponível, com o lote 21, vai decorrer durante a próxima edição do Concours of Elegance que se realiza no Hampton Court Palace (Reino Unido). E acontece já na próxima sexta-feira, dia 1 de setembro.

A licitação inicial será de 500 mil libras, mas a empresa leiloeira prevê que o valor da venda possa alcançar 1,4 milhões de libras. Ou seja, um valor acima de 1,6 milhões de euros — 8-10 vezes acima de outros E-Type, só superado pelos raros Lightweight, que ascendem a vários milhões de euros…

Juntamente com o Jaguar E-Type Coupé n.º 860001, equipado com o motor de seis cilindros em linha original com 3,8 l, seguem todos os registos de fábrica relacionados com o mesmo.

© Gooding & Company

Além disso, vem ainda com o certificado Jaguar Daimler Heritage Trust, onde é documentada toda a manutenção efetuada ao motor, bem como os detalhes do seu restauro e restante manutenção.

Além do Jaguar E-Type Coupé, no mesmo leilão, estará também disponível um E-Type Roadster com uma configuração muito semelhante, sendo apontado como o primeiro dos E-Type vendidos a um cliente.

Fonte: Gooding & Company