Notícias O novo Tourneo Courier deverá ser o Ford mais acessível na Europa

Apresentação

O novo Tourneo Courier deverá ser o Ford mais acessível na Europa

O Ford Tourneo Courier chega este ano com motorização a gasolina e no próximo ano como elétrico: o E-Tourneo Courier.

Ford E-Tourneo Courier Active - 3/4 frente
© Ford

Depois de termos conhecido o Transit Courier, o mais pequeno dos Transit, chega agora o momento da marca americana nos mostrar a versão de passageiros, o Ford Tourneo Courier. E tal como a opção mais «trabalhadora», terá uma versão 100% elétrica, ou seja, o E-Tourneo Courier.

Mas ainda vamos ter de esperar pelo final de 2024 pela versão elétrica, mais ou menos um ano depois da chegada da versão a combustão.

© Ford

O E-Tourneo Courier é, assim, mais um passo no rumo da Ford a um mundo de emissões zero no mercado europeu, que prevê alcançar em 2035, se incluirmos os seus veículos comerciais.

O E-Tourneo Courier poderá ser, muito provavelmente, o modelo de passageiros elétrico mais acessível da Ford na Europa, juntamente com o Puma elétrico que será revelado no próximo ano. Afinal, ambos assentam sobre a mesma base e serão construídos na mesma fábrica da Ford Otosan em Craiova, na Roménia.

Aliás, depois da saída do Fiesta, o novo Tourneo e o Puma (versões a combustão) vão ser os modelos a representar a base da oferta da oval azul. E por isso é de estimar uma faixa de preços mais competitiva.

O lado mais aventureiro de um formato

Quanto ao Ford Tourneo, visualmente, não há grandes diferenças face à versão comercial que conhecemos há apenas umas semanas, destacando-se, claro, a área vidrada adicional.

Mas as primeiras imagens mostram a versão Active, o que se traduz automaticamente na vertente mais «aventureira».

Afinal, o formato da carroçaria — pensado inicialmente para ser um comercial — tem a grande vantagem de oferecer muito espaço a bordo. Suficiente para transportar bicicletas, pranchas de surf ou snowboard, material de campismo e inúmeros objetos nos diversos espaços que disponibiliza a bordo.

Na versão 100% elétrica, o E-Tourneo Courier, por baixo do capô está também um espaço destinado à arrumação de cabos.

As especificações conhecidas

A Ford ainda não detalhou as especificações dos novos Tourneo Courier e E-Tourneo Courier, mas as que foram avançadas coincidem com as já reveladas para os equivalentes Transit Courier e E-Transit Courier.

Ou seja, o Tourneo Courier a combustão virá com o conhecido 1.0 EcoBoost de 125 cv, enquanto o E-Tourneo Courier trará um motor elétrico com 100 kW (136 cv) montado à frente.

Ford E-Tourneo Courier Active - tomada de carregamento
© Ford

A Ford ainda não divulgou qual a bateria ou autonomia do E-Tourneo Courier, mas anuncia que oferecerá opções de carregamento de 11 kW em corrente alternada (AC) e 100 kW em corrente contínua (DC).

Quando chega o Ford Tourneo?

O Ford Tourneo a gasolina poderá ser encomendado já a partir deste verão. Sendo que a entrega das primeiras unidades está prevista para ainda antes do final do ano.

Quanto ao Ford E-Tourneo Courier, a versão 100% elétrica deste modelo, o início da sua produção está prevista apenas para o segundo semestre de 2024.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta