Notícias O Renault 5 Turbo renasceu? Já vimos o novo Alpine A290

Chega em 2024

O Renault 5 Turbo renasceu? Já vimos o novo Alpine A290

O Alpine A290 só chega ao mercado em 2024, mas nós já o fomos conhecer, ainda sob a forma de um protótipo. O que esperar?

A Alpine acaba de mostrar o seu primeiro modelo 100% elétrico, o A290, num evento em Bristol, no Reino Unido.

Este hot hatch elétrico, que pode ser visto como a versão mais desportiva e radical do futuro Renault 5 elétrico, só vai chegar ao mercado em 2024. Mas pudemos vê-lo ao vivo, já há umas semanas, numa apresentação para jornalistas em Paris, França.

Para já ainda é um protótipo, daí a designação A290_β (A290 “beta”). Mas antes que pensem que a versão de produção vai ser muito diferente, deixem-me já dizer-vos que os designers responsáveis pelo projeto garantem que a imagem exterior será 85% do que vemos neste concept.

De mãos dadas com a competição

Inspirado no mundo da competição, o A290 está repleto de elementos que nos remetem de imediato para o passado da marca francesa, a começar logo na assinatura luminosa dianteira, que mantém os tradicionais quatro elementos, ainda que com um grafismo mais futurista.

Alpine A290_β frente
© Alpine Os elementos em “X” que encontramos na assinatura luminosa dianteira são inspirados nos ralis

Depois, são muitos os easter eggs que adornam este protótipo e que ajudam a torná-lo ainda mais especial. Na dianteira, por exemplo, vemos os nomes dos dois pilotos da Alpine na Fórmula 1 (Pierre Gasly e Esteban Ocon) e no vidro traseiro lateral esquerdo encontramos o Lorenzo, um pequeno cão (podem vê-lo no vídeo em destaque neste artigo) batizado em homenagem ao piloto de desenvolvimento que está a «afinar» este modelo.

A NÃO PERDER: Alpine A110 S. Aos comandos de um dos melhores desportivos da atualidade

A ligação estreita com o mundo das corridas é, de resto, algo que se faz sentir em quase todos os elementos deste protótipo. A começar logo nos apontamentos aerodinâmicos ao nível dos para-choques e passando pelas jantes de aperto central ou os acabamentos em carbono forjado.

Alpine A290_β traseira
© Alpine Sou o único que olha para o A290 e vê uma espécie de Renault 5 Turbo do futuro?

Condutor é a «estrela»

Se a imagem exterior já está muito próxima daquela que vamos encontrar na versão de produção, aquilo que vemos no habitáculo deste protótipo é um mero exercício conceptual, onde os designers da Alpine puderam testar novas soluções e técnicas.

Alpine A290_β habitáculo
© Alpine Três lugares: condutor ao centro e um ocupante de cada lado, ligeiramente mais atrás

E isso começa logo na configuração do habitáculo, com três lugares, tal como um McLaren F1: condutor ao centro e um lugar de cada lado, numa posição ligeiramente mais recuada.

As bacquets em fibra de carbono — homologadas pela FIA —, o volante muito compacto e de formato hexagonal e a gaiola de segurança não deixam dúvidas acerca do caráter desportivo deste protótipo.

Mas nada disso vai chegar (naturalmente!) à versão de produção. Esta terá uma configuração mais convencional, com lugar para quatro ou cinco ocupantes e uma bagageira. Afinal, além do ADN desportivo, o A290 será uma proposta para o segmento dos utilitários, pelo que terá de ser versátil.

O que esperar?

No departamento técnico, os segredos ainda são mais do que muitos em torno do Alpine A290, com os engenheiros da marca francesa a confirmarem apenas que vai contar com um só motor elétrico na dianteira.

Porém, os rumores mais recentes sugerem que a Alpine pode ir à Renault buscar a bateria de 60 kWh e o motor elétrico de 218 cv do Mégane E-Tech Electric. Uma combinação que, em teoria, poderá servir os objetivos que a Alpine tem para este hot hatch.

Alpine A290_β ventoinhas
© Alpine No para-choques traseiras vemos duas ventoinhas inspiradas nos computadores de gaming…

O início de uma nova era

O A290 será o primeiro de três modelos 100% elétricos que a Alpine vai lançar até 2026, numa ofensiva que a marca francesa apelida de “Dream Garage”, ou “Garagem de Sonho”.

Depois do A290, em 2024, ficaremos a conhecer um crossover desportivo em 2025 e o sucessor do A110 atual em 2026, que será desenvolvido em parceria com a Lotus.