Notícias Tesla de 25 000 euros confirmado. Local de produção também

Antevisão

Tesla de 25 000 euros confirmado. Local de produção também

O Model 2, como é conhecido até agora, promete preços a começar nos 25 mil euros, mas já não deverá ser produzido no México, como previsto.

Tesla Model 2
© Tesla

Está confirmado. A Tesla vai mesmo lançar um modelo com um preço base de 25 000 euros, que pode vir a chamar-se Model 2, e agora já sabemos onde será produzido.

A Reuters, que cita uma “fonte com conhecimento no assunto”, avança que será produzido na fábrica de Berlim, na Alemanha, onde atualmente é construído o Model Y. Porém, essa mesma fonte não quis avançar qualquer dado acerca do início da produção deste modelo.

No entanto, esta informação acabaria por ser partilhada na rede social X (antigo Twitter) na conta da Gigafábrica de Berlim.

Foi o próprio Elon Musk, o «patrão» da Tesla, que o anunciou durante a visita que fez às instalações alemãs no início deste mês. Ocasião onde também agradeceu aos colaboradores pelos esforços dos últimos meses.

Importa lembrar que os planos da Tesla para a fábrica de Berlim concentram-se no aumentar da capacidade de produção de 500 mil veículos por ano para um milhão.

Contudo, os últimos dados conhecidos, de março de 2023, denunciavam uma produção de 5000 carros por semana, o que se traduz em cerca de 260 000 veículos por ano.

O mais barato e o mais pequeno

Para já pouco ou nada se sabe acerca do futuro Tesla Model 2. Porém, há duas coisas mais do que seguras: este vai ser o modelo mais acessível e mais pequeno do construtor norte-americano.

O mesmo é dizer que este modelo vai-se posicionar abaixo do Model 3 onde encontrará concorrentes como o Volkswagen ID.3, o Renault Mégane E-Tech Electric ou o MG4.

Esboços de propostas para vários Tesla
© Tesla Estes esboços de um novo Tesla apareceram durante um vídeo de apresentação num evento do fabricante no início deste ano. Será um deles o Model 2?

Quanto ao preço, terá como ponto de partida os tais 25 000 euros, o que, ao dia de hoje, coloca o Tesla Model 2 praticamente 15 mil euros abaixo do Model 3 mais barato.

Uma surpresa chamada Berlim

Que o Model 2 tem potencial para vir a tornar-se o modelo mais vendido da Tesla, ninguém parece ter muitas dúvidas, mas o anúncio da produção em Berlim apanhou praticamente todos de surpresa.

A NÃO PERDER: Drone dá-nos a conhecer a gigafábrica da Tesla em Berlim

Isto porque, até aqui, Elon Musk tinha dado a entender que o Tesla mais acessível de todos iria ser fabricado no México, numa nova fábrica que está atualmente a construir e onde a mão de obra é mais barata do que na Alemanha.

No entanto, durante a apresentação, o mês passado, dos resultados financeiros do terceiro trimestre, Musk colocou os «travões» nos planos para o México: “penso que queremos ter um sentido (do rumo) da economia global. Estou preocupado com o ambiente de taxas de juro elevadas em que estamos”.

Também por isso, a fábrica da Tesla na China, onde é feito o Model 3 e o Model Y, se perfilava como uma escolha óbvia para o Tesla dos 25 000 euros.

Mesmo assim, Musk resolveu trocar as voltas a toda a gente e entregar a produção daquele que já é visto como modelo mais importante da Tesla à fábrica germânica, que entre estas três fábricas é a que tem a mão de obra mais cara.

Fonte: Reuters