Notícias Velar renova-se e V8 ganha «músculo». As novidades da Land Rover em 2023

Novidades 2023

Velar renova-se e V8 ganha «músculo». As novidades da Land Rover em 2023

Depois de um 2022 particularmente cheio, a Land Rover terá um ano de 2023 de relativa acalmia, em antecipação à ofensiva elétrica prevista para 2024.

lettering Range Rover à frente, com símbolo Land Rover na grelha
© Land Rover

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

O ano de 2023 na Land Rover promete ser um de «acalmia antes da tempestade». Depois de um 2022 profícuo em novidades — foram reveladas novas gerações dos Range Rover e Range Rover Sport e ainda o Defender 130, a sua versão mais longa —, 2023 servirá, sobretudo, para reagrupar as tropas antes da ofensiva elétrica prometida para 2024.

E essa ofensiva vai começar com o lançamento da variante elétrica de um dos seus ícones: o Range Rover. Ainda nada sabemos sobre as suas especificações, mas apesar de apenas chegar em 2024, poderá ser revelado antes de 2023 terminar.

Além do Range Rover, a ofensiva elétrica traduzir-se-á num total de seis modelos a baterias a lançar pela Land Rover até 2026. Depois do Range Rover, prevê-se que seja seguido de perto pelo lançamento de uma nova geração do Evoque

Mais vale um usado na hora do que um novo que demora. Conheça as soluções de crédito auto usados online do Millennium.

Velar foi renovado e híbrido plug-in vai mais longe

Mas isso tudo é só para 2024… Regressemos a 2023. Com todas as novidades «peso-pesadas» empurradas para o próximo ano, faz da atualização do Velar — já revelada — a principal novidade da Land Rover para 2023.

O estilizado e atualizado SUV difere muito pouco do anterior, com as diferenças a concentrarem-se no «miolo» das óticas LED tanto à frente (Pixel LED) como atrás, na grelha dianteira e na parte inferior do para-choques traseiro redesenhado. 

Temos de saltar para o interior para ver novidades mais significativas. O interior do Range Rover Velar mostra um novo ecrã central «flutuante» de 11,4”, uma solução idêntica à que vemos nos novos Range Rover e Range Rover Sport.

E reparamos que o segundo ecrã, que controlava a climatização, deixou de existir no SUV — no seu lugar passa a estar um espaço de arrumação adicional acompanhado de um carregador sem fios para o telemóvel. O resultado é a ausência praticamente total de comandos físicos, com a exceção a estar nos que permanecem no volante.

A Land Rover assegura que 80% das funcionalidades podem ser executadas sem ser preciso mais que dois toques a partir do ecrã inicial do sistema de infoentretenimento. E por falar nele, trata-se da mais recente iteração do sistema Pivi Pro, que permite atualizações remotas (over the air).

Consola central redesenhada do Velar 2023
© Land Rover A eliminação do segundo ecrã também fez desaparecer os poucos comandos físicos que restavam no interior do Velar.

A outra grande novidade refere-se ao Range Rover Velar P400e, o híbrido plug-in. Se por um lado mantém a combinação de um 2.0 l turbo de 300 cv com um motor elétrico de 105 kW (143 cv) — para um total de 404 cv e 640 Nm —, por outro a sua autonomia elétrica aumentou de 47 km para 62 km, graças a uma bateria maior, agora com 19,2 kWh.

leiam também Land Rover Defender P400e. Autonomia elétrica e poupança de mais de 26 mil euros
Range Rover Velar P400e, a carregar, perfil,
© Land Rover

O P400e é uma das motorizações já disponíveis em Portugal, com a outra a ser o Diesel D200 (2.0 l, 204 cv e 430 Nm, mild-hybrid 48 V). Os preços arrancam nos 85 669 euros para o Range Rover Velar P400e e nos 88 401 euros para Velar D200.

Defender e Range Rover Sport com mais músculo

Se este ano a Land Rover não terá novidades absolutas, por outro lado promete continuar a enriquecer as suas gamas. Os destaques são as versões «musculadas» dos Defender e Range Rover Sport.

fotos-espia Land Rover Defender SVR (12)
© Razão Automóvel Land Rover Defender SVX em testes… no Nürburgring.

Ambos já foram apanhados em fotos-espias durante os testes de desenvolvimento e se o Defender SVX (designação prevista) promete trazer mais músculo e capacidade fora de estrada, o Range Rover Sport SVR promete ser uma máquina mais eficaz sobre o asfalto.

Ambos deverão recorrer ao 4.4 V8 biturbo de origem BMW que, recordamos, já debita 525 cv no Defender P525 e 530 cv no Range Rover Sport P530. Quanta mais potência trarão? Por enquanto, só podemos especular, com alguns rumores a considerarem, pelo menos, 600 cv. E isto recorrendo ao mesmo motor dos BMW M5 e X5 M/X6 M.

Range Rover Sport SVR
© Razão Automóvel Range Rover Sport SVR, também visto nas imediações do «inferno verde».

Os Land Rover Defender SVX e Range Rover Sport SVR deverão ser conhecidos este ano.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.