Notícias Nem tudo o que parece é. Que segredo esconde este Renault Clio?

Fotos-espia

Nem tudo o que parece é. Que segredo esconde este Renault Clio?

Com cavas das rodas mais largas e uma maior altura ao solo, este Renault Clio esconde o futuro dos utilitários da Renault.

À primeira vista, as fotos-espia que trazemos hoje podiam indicar que está a caminho uma versão aventureira do Renault Clio.

Afinal, o protótipo «apanhado» em testes não só conta com cavas das rodas mais largas (sinónimo de uma maior largura de vias) como tem uma maior altura ao solo.

Contudo, debaixo da carroçaria que tão bem conhecemos «esconde-se» algo muito mais interessante: a nova plataforma CMF-B EV que vai servir de base ao novo Renault 5 elétrico.

A NÃO PERDER: R5 Turbo 3E. Se o Renault 5 Turbo nascesse hoje seria assim

Renault Clio protótipo vista traseira 3/4
Parece um Renault Clio, mas a verdade é que debaixo desta carroçaria estão as soluções a ser adotadas pelo novo Renault 5. ©Razão Automóvel
Numa observação mais atenta às fotos-espia é possível ver a bateria debaixo deste protótipo bem como a porta de carregamento colocada do lado direito da grelha dianteira.

O que esperar do Renault 5 elétrico?

Prometido para 2024, o Renault 5 elétrico deverá contar com um visual muito inspirado no 5 Prototype que já conhecemos.

Assente na plataforma CMF-B EV, o 5 elétrico deverá tomar o lugar do Zoe na gama da Renault, partilhando a sua plataforma com o novo Renault 4 e ainda com o futuro Nissan Micra.

Para mais tarde está prometida uma versão Alpine do Renault 5 elétrico. Segundo Gilles Le Borgne, vice-presidente do Groupe Renault, o Alpine R5 vai contar com o motor elétrico do Mégane E-Tech Electric.

Tento isto em conta, podemos esperar que o mais potente dos R5 debite, no mínimo, 217 cv (160 kW), sendo capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos.

Face ao Renault 5 normal, Le Borgne referiu ainda que o Alpine R5 surgirá com vias mais largas, para uma aparência mais musculada e, previsivelmente, com um acerto dinâmico específico, para um comportamento mais acutilante.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Renault 21 Turbo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 21 Turbo. Em 1988 era o carro MAIS RÁPIDO DO MUNDO sobre o gelo