Notícias Futuros elétricos da Aston Martin vão usar tecnologia e baterias da Lucid

Indústria

Futuros elétricos da Aston Martin vão usar tecnologia e baterias da Lucid

A Aston Martin acaba de assinar uma parceria estratégia para passar a ter acesso à tecnologia de baterias e de unidades elétricas da Lucid.

Aston Martin DB12
© Aston Martin

A Aston Martin acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Lucid Motors, empresa da Califórnia (EUA) que produz o Lucid Air e que vai passar a ter uma participação de 3,7% na marca de Gaydon, no Reino Unido.

De acordo com a Automotive News Europe, a Aston Martin vai emitir cerca de 28,4 milhões de novas ações ordinárias para a Lucid, que vai ainda receber um pagamento de aproximadamente 232 milhões de dólares, qualquer coisa como 212 milhões de euros.

Em contrapartida, a Aston Martin passa a ter acesso à atual tecnologia de baterias e de unidades elétricas da Lucid Motors. Esta será usada no desenvolvimento de uma nova plataforma dedicada exclusivamente a modelos 100% elétricos da construtora britânica, que já estará em andamento.

O objetivo, de acordo com o comunicado feito pela Aston Martin, é criar “veículos elétricos ultra luxuosos de alta performance de referência na indústria”.

Lawrence_Stroll
© Aston Martin Lawrence Stroll, presidente executivo da Aston Martin

Não falta por isso ambição à marca britânica. E de acordo com o seu presidente executivo, Lawrence Stroll, este acordo com a Lucid pode muito bem ser a peça-chave que faltava:

“O acordo de fornecimento com a Lucid é um ‘game changer‘ para o crescimento futuro da Aston Martin liderado por modelos elétricos. Com base na nossa estratégia e nos nossos requisitos, escolhemos a Lucid, ficando assim com acesso a algumas das tecnologias mais inovadoras e com mais performance para os nossos futuros elétricos.”

Lawrence Stroll, presidente executivo da Aston Martin

Primeiro 100% elétrico chega em 2025

Em comunicado, a Aston Martin confirma ainda o investimento de mais de 2 mil milhões de euros em tecnologias avançadas nos próximos cinco anos, que vai mudar, de forma gradual, de modelos com motor de combustão interna para modelos 100% elétricos.

Aston martin elétrico 2025
© Aston Martin Este esboço antecipa o primeiro modelo 100% elétrico da Aston Martin, que vai chegar em 2025

A juntar a isso, a marca sediada em Gaydon confirmou (tal como já tinha feito antes) que vai lançar o seu primeiro automóvel 100% elétrico em 2025 e que o tão aguardado Valhalla, um hipercarro híbrido plug-in, é esperado apenas em 2024.

Parceria com a Mercedes-Benz vai continuar

Apesar de ter firmado uma importante parceria estratégica com a Lucid Motors, a Aston Martin confirmou que a Mercedes-Benz vai continuar a fornecer motorizações e sistemas elétricos para alguns modelos atuais e futuros da marca.

Recorde-se que a Mercedes-Benz, que detém cerca de 9% das ações da Aston Martin, fornece os motores de modelos como o DBX ou o novo DB12.

Fonte: Automotive News Europe