Notícias Citroën vai lançar elétrico por menos de 25 000 euros ainda este ano

Antevisão

Citroën vai lançar elétrico por menos de 25 000 euros ainda este ano

Com o novo ë-C3, a Citroën antecipa-se à Renault e à Volkswagen no lançamento de um elétrico para o segmento B por menos de 25 mil euros.

Farol do Citroën Oli
© Citroën

O próximo Citroën C3 vai ter uma versão 100% elétrica, denominada ë-C3, e o construtor promete um preço abaixo dos 25 mil euros.

A informação foi revelada por Thierry Koskas, diretor executivo da Citroën, durante uma entrevista com alguns meios de comunicação especializados.

“A Citroën quer tornar a mobilidade elétrica acessível a todos”, explicou Thierry Koskas, citado pelos franceses da L’argus.

A NÃO PERDER: Volkswagen ID. 2All revelado. Elétrico com «preço canhão» chega em 2025

Com esta meta de preço em mente, a Citroën não esconde quem serão os seus principais rivais. Tanto a Renault como a Volkswagen já estabeleceram que o R5 (2024) e o ID.2 (2025), respetivamente, também vão ter preços a começar em torno dos 25 mil euros.

Importa não esquecer que a Dacia já tem um modelo 100% elétrico no mercado mais acessível: o Spring. Em Portugal tem preços a começar nos 20 400 euros.

Contudo, o Citroën ë-C3 vai posicionar-se num segmento de mercado acima. Será maior — rondará os 4,0 m de comprimento, enquanto o Spring tem 3,73 m —, e promete vir melhor equipado. “Ele terá absolutamente todo o equipamento necessário para um carro do segmento B”, garantiu Thierry Koskas.

Citroën C3 1.2 Puretech 83 Shine
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel A atual geração do Citroën C3, a terceira, foi lançada em 2016 e está no seu último ano de vida na Europa

Mais de 300 km de autonomia

A Citroën ainda não divulgou os detalhes técnicos em torno do novo ë-C3, mas durante esta entrevista, o «patrão» da marca francesa confirmou que este elétrico vai ter uma autonomia superior a 300 km. O que mais uma vez o distancia da proposta da Dacia, que anuncia 230 km de autonomia na versão de 45 cv.

Apesar de não estar confirmado de forma oficial, é seguro afirmar que o Citroën ë-C3 vai equipar baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP). Estas são mais baratas do que as baterias tradicionais de iões de lítio (NMC ou níquel, manganês e cobalto), mas que se caracterizam por ter uma menor densidade energética.

Com uma relação muito próximo do C3 que a Citroën apresentou no ano passado para a Índia e para a América do Sul, o novo ë-C3 deverá assentar numa versão atualizada da plataforma CMF-B da Stellantis.

Será produzido na Eslováquia, na fábrica de Trnava, onde serão feitos os futuros C3 Aircross e Opel Crossland, também em 2024.

Imagem inspirada no Oli

O novo ë-C3 vai iniciar uma revolução dentro da Citroën, colocando a marca francesa na rota dos modelos 100% elétricos acessíveis às massas.

Mas não é só no preço que este modelo se destacará. Também deverá ser influenciado por muitas das soluções estéticas que a marca francesa apresentou no Oli, um protótipo que nós até já conduzimos por estradas nacionais. Podem ver ou rever esse vídeo aqui:

Podemos esperar, por isso, uma imagem jovem e divertida, tal como o Citroën C3 sempre nos habituou. As formas deverão ser mais retilíneas que no modelo atual e deverá contar com elementos que estamos mais acostumados a ver em crossovers e SUV, nomeadamente ao nível dos para-choques e das cavas das rodas.

Quando chega?

O novo Citroën ë-C3 vai ser apresentado ao mundo ainda este ano, em outubro, mas as primeiras unidades só vão chegar às estradas no início de 2024.

Fonte: L’argus