Notícias Novo Skoda Kodiaq terá híbrido plug-in com mais de 100 km de autonomia elétrica

Antevisão

Novo Skoda Kodiaq terá híbrido plug-in com mais de 100 km de autonomia elétrica

A versão híbrida plug-in é uma das maiores novidades da segunda geração do Skoda Kodiaq, que também vai manter a aposta nos motores Diesel.

Skoda Kodiaq 2023 frente
© Skoda

Já passaram quase sete anos desde que a primeira geração do Skoda Kodiaq foi lançada, pelo que o SUV da marca checa caminha a passos largos para uma geração completamente nova, que será apresentada ao mundo ainda este ano, no outono.

Enquanto essa data não chega, a Skoda já nos deu um vislumbre daquilo que poderemos esperar e até já confirmou alguns dados técnicos acerca da segunda geração de um SUV. A maior novidade a esse nível é a aposta, pela primeira vez, numa motorização híbrida plug-in.

Antes de passarmos às motorizações, vamos olhar para o visual exterior, que apesar de surgir camuflado nestas imagens oficiais, já nos deixa tirar algumas conclusões sobre o que aí vem.

A NÃO PERDER: Ofensiva elétrica da Skoda até 2026. Já vimos os novos modelos (mais ou menos)

E a primeira conclusão que podemos tirar é que a próxima geração do Kodiaq não vai quebrar de forma radical com aquilo que conhecemos deste modelo até à data. E isso é notório logo na assinatura luminosa dianteira, que continua a ter duas secções independentes.

Kodiaq frente
© Skoda A assinatura luminosa dianteira continua a contar com dois níveis, tal como acontece com a geração atual do modelo

Porém, ao nível da grelha dianteira, por exemplo, podemos esperar algumas semelhanças com o Enyaq, com elementos verticais muito pronunciados. Ao nível do para-choques frontal, destacam-se as entradas de ar laterais e a tomada de ar ao centro.

Já de perfil uma das principais diferenças prende-se com o posicionamento dos espelhos retrovisores, que agora surgem mais abaixo, montados nas portas, muito provavelmente para melhorar o coeficiente aerodinâmico deste SUV.

Kodiaq perfil
© Skoda A segunda geração do Kodiaq vai crescer 61 mm em comprimento

Segunda geração vai crescer

Na segunda geração, o Skoda Kodiaq vai crescer 61 mm em comprimento (4758 mm), com a largura (1864 mm), a altura (1657 mm) e a distância entre eixos (2791 mm) a permanecerem inalteradas.

LEIAM TAMBÉM: Skoda Enyaq RS iV quebrou dois recordes sobre o gelo

Porém, a Skoda promete mais espaço a bordo, seja para quem viaja na terceira fila de bancos, que passa a ter mais 15 mm de altura para a cabeça, seja ao nível da bagageira. Esta última vai oferecer entre 340 l e 845 l (dependendo da posição dos bancos traseiros) na versão de sete lugares e até 910 l (mais 75 litros do que antes) na versão de cinco lugares.

Kodiaq 2023 traseira
© Skoda

Mais de 100 km de autonomia elétrica na versão híbrida plug-in

A maior novidade da segunda geração do Skoda Kodiaq está «escondida» entre as motorizações, já que o SUV da marca checa vai disponibilizar, pela primeira vez, uma versão híbrida plug-in (PHEV), denominada Kodiaq iV.

Nesta variante, um motor 1.5 TSI de 150 cv surge associado a um motor elétrico e a uma bateria de 25,7 kWh de capacidade, para uma potência total combinada de 204 cv e para uma autonomia em modo 100% elétrico superior a 100 km.

Quando a autonomia elétrica se esgota, é bom saber que a versão PHEV do Skoda Kodiaq vai aceitar potências de carregamento de até 50 kW em corrente contínua (DC) e de até 11 kW em corrente alternada (AC).

Depois, destaque também para uma versão inédita com tecnologia mild-hybrid eTSI associada a um motor de 1.5 l com 150 cv. Acima desta versão encontramos uma variante mais potente, com um bloco 2.0 TSI de 204 cv.

Skoda Kodiaq
© Skoda

A somar a isso, a marca checa vai continuar a oferecer motorizações Diesel, sempre associadas a um bloco 2.0 TDI, que pode ter dois níveis de potência: 150 cv e 193 cv.

Quando será revelado?

Tal como referimos no início deste artigo, a segunda geração do Skoda Kodiaq vai ser apresentada ao mundo no outono, com a chegada ao mercado a acontecer alguns meses depois, no final deste ano ou no início de 2024.