Notícias Elon Musk critica qualidade da Cybertruck: “Se a LEGO consegue…”

Produção

Elon Musk critica qualidade da Cybertruck: “Se a LEGO consegue…”

Elon Musk testou a Tesla Cybertruck e não ficou totalmente convencido com a qualidade dos acabamentos da carroçaria, que precisam melhorar.

Tesla Cybertruck Elon Musk
© Elon Musk (X)

Dois anos depois do que era suposto, as primeiras Tesla Cybertruck começam finalmente a ser produzidas na Giga Texas, ainda que a produção em grande escala vá arrancar apenas em 2024.

Até lá, a Tesla continua a limar as últimas arestas da sua primeira pick-up, que Elon Musk, diretor executivo do construtor, diz ser “o melhor produto de sempre” da marca norte-americana.

Tesla Cybertruck à frente de Model S
© Elon Musk (X)

Mesmo assim, o «patrão» da Tesla conduziu por estes dias um protótipo “candidato a produção” da Cybertruck e afirmou que os índices de qualidade precisam de melhorar.

E fez questão de o dizer aos seus funcionários responsáveis pela montagem e acabamentos da Cybertruck, através de um email interno. Este, entretanto, foi divulgado pelo portal Cybertruck Owners Club:

“Devido à natureza da Cybertruck, que é feita de metal brilhante com bordas quase sempre retas, qualquer variação dimensional aparece como um polegar inchado.​

Todas as peças deste veículo, sejam internas ou de fornecedores, precisam de ser projetadas e construídas com uma precisão inferior a 10 mícrones.​”

Elon Musk

O «patrão» da Tesla não se coibiu, até, de fazer uma comparação com a gigante dinamarquesa LEGO:

“Isso significa que todas as dimensões das peças precisam de ir até à terceira casa decimal em milímetros e as tolerâncias precisam de ser especificadas em mícrones de um dígito.

Se a LEGO e (as fabricantes de) latas de refrigerante, que têm um custo muito baixo, conseguem fazer isso, nós também conseguimos.​”

Elon Musk

Por fim, concluiu escrevendo: “Precisão implica perfeccionismo”.

Recorde-se que esta já não é a primeira vez que Elon Musk envia um email aos trabalhadores da linha de montagem a pedir atenção redobrada para a precisão e para a qualidade dos acabamentos.

Em 2018 Musk tinha feito um comentário semelhante acerca do Tesla Model 3, dizendo, na época: “Continuaremos até que a precisão de construção do Model 3 seja 10 vezes melhor do que qualquer outro carro no mundo. Não estou a brincar”.

A versão final de produção da Tesla Cybertruck deverá ser apresentada ao mundo nas próximas semanas. O primeiro evento de entregas vai acontecer, ao que tudo indica, no último trimestre do ano.