Notícias Audi A6 Avant e-tron aponta «mira» à BMW i5 Touring

Fotos-espia

Audi A6 Avant e-tron aponta «mira» à BMW i5 Touring

Depois da berlina A6 e-tron, também o futuro da Audi A6 Avant será elétrico. Os protótipos de testes já se deixaram «apanhar» na estrada.

foto-espia Audi A6 Avant e-tron perfil
© Razão Automóvel

O formato mais familiar do Audi A6 vai trazer uma das maiores novidades de sempre, uma versão 100% elétrica. Deverá chamar-se A6 Avant e-tron e terá como principal rival a também futura BMW i5 Touring.

Os testes dinâmicos já começaram e a nova carrinha da marca de Ingolstadt já circula com a sua carroçaria definitiva.

Apesar da elevada dose de camuflagem, tal como o A6 e-tron berlina e o já (praticamente) revelado Q6 e-tron, conseguimos ver os mesmos grupos óticos dianteiros separados.

A principal novidade é, obviamente, o novo volume traseiro, destacando-se o óculo traseiro com uma inclinação pronunciada. Também conseguimos descobrir que os grupos óticos traseiros estão unidos, à imagem do concept revelado há um ano e meio.

Audi A6 Avant e-tron concept
© Audi Audi A6 Avant e-tron concept

Tudo o resto está extremamente bem camuflado, deixando-nos apenas detalhes como os puxadores das portas embutidos e um difusor de ar traseiro de dimensões generosas, além das jantes com um diâmetro de 20″.

No entanto, numa das imagens é possível ter um vislumbre do painel que integrará a instrumentação. Tem um formato curvo, a envolver mais o condutor. Será uma solução inspirada na do Porsche Taycan?

Plataforma partilhada

A futura Audi A6 Avant e-tron será um modelo paralelo à Audi A6 Avant a combustão — que deverá mudar de nome —, até porque nem a plataforma é a mesma.

Primeiro contacto Audi Q6 e-tron foi adiado para 2024 mas já o conduzimos

A nova proposta 100% elétrica assentará sobre a plataforma PPE que a Audi tem estado a desenvolver em parceria com a Porsche. Precisamente a mesma que vamos encontrar no novo Audi Q6 e-tron e na próxima geração do Porsche Macan.

© Razão Automóvel

O capítulo das motorizações está longe de ser conhecido, mas a avaliar pelo que tem sido anunciado para estes dois modelos, a nova Audi A6 Avant e-tron não deverá fugir do que já é conhecido.

Ou seja, deverá estar presente uma bateria com cerca de 100 kWh, a alimentar um ou dois motores elétricos, ou seja, com duas (tração traseira) ou quatro rodas motrizes.

Sabe esta resposta?
A Audi apresentou em 2008 um protótipo de um R8 V12. Que combustível usava?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel