Notícias V10 e 15 000 rpm! O que esperar do primeiro hipercarro da Red Bull

Antevisão

V10 e 15 000 rpm! O que esperar do primeiro hipercarro da Red Bull

Adrian Newey é o responsável pelos monolugares dominadores da Red Bull. Agora dá a conhecer o RB17, o primeiro hipercarro do construtor.

Red Bull RB17
© Red Bull

Ao ouvir falar num novo Red Bull, somos de imediato transportados mentalmente para o campeonato mundial de Fórmula 1. Mais ainda agora, que estamos prestes a conhecer o monolugar que será usado este ano por Max Verstappen e Sergio Perez.

Só que este novo Red Bull não é um monolugar de Fórmula 1. O RB17 será o primeiro hipercarro a ser desenvolvido inteiramente pela Red Bull e começam a ser conhecidos os primeiros detalhes.

As novidades mais recentes sobre a evolução deste projeto tão «diferente» são divulgadas pelo próprio Adrian Newey, o diretor técnico da Red Bull, no podcast Talking Bull:

O que Newey disse sobre o RB17

Adrian Newey acabou por revelar bastante sobre o futuro hipercarro. Primeiro que tudo, não será um carro de estrada, estando destinado apenas às pistas.

O motor escolhido para o RB17 é que promete ser épico: um V10 naturalmente aspirado, capaz de produzir cerca de 1000 cv e fazer umas estratosféricas 15 000 rpm (!).

O V10 terá a companhia de um motor elétrico com 200 cv, mas este não servirá apenas para ajudar a locomover os menos de 900 kg (!) previstos para o RB17. Vai também permitir passagens de caixa mais suaves, facilitar as manobras a baixa velocidade e garantir a possibilidade de fazer marcha-atrás.

Como seria de esperar num carro com a assinatura de Newey — como aconteceu com o Aston Martin Valkyrie —, a aerodinâmica ganha particular destaque. Ele diz que o RB17 será capaz de gerar uma força descendente máxima de 1700 kg a 241 km/h (150 mph). Aliás, a 193 km/h (120 mph) o hipercarro já estará a gerar o seu próprio peso em downforce.

Para lidar com a enorme força descendente capaz de garantir uma eficácia excepcional em pista — Newey promete tempos em circuito ao nível ou até melhores que um Fórmula 1 —, a equipa de desenvolvimento teve de optar por um sistema de suspensão ativa. E os pneus que têm de suportar todo este abuso estão a ser desenvolvidos pela Michelin.

Por fim, mas não menos importante, apesar de ser exclusivamente um track car (carro de pista), Newey diz que o RB17 terá mais espaço para os seus dois ocupantes, sobretudo para as pernas, do que no Valkyrie.

Quando chega?

Este verão veremos um modelo à escala real do Red Bull RB17, que nos deixará ver as linhas definitivas do hipercarro. Alguns elementos do hipercarro virão dos mesmos fornecedores dos monolugares de Fórmula 1 e já estão a ser fabricados componentes para os testes dinâmicos do protótipo em 2025.

Logótipo do RB17
© Red Bull

A sua estreia oficial em circuito poderá acontecer no fim de semana do GP da Áustria de 2025, mas o início de produção das 50 unidades previstas, só irá acontecer em 2026.

Nessa altura, de certeza que todas já estarão atribuídas aos seus novos proprietários, apesar do preço de cada uma delas em torno das cinco milhões de libras para cada uma delas, algo como 5,86 milhões de euros, à taxa de câmbio atual e antes de impostos.