Notícias Volkswagen já antecipou o Golf mais potente de todos

Antevisão

Volkswagen já antecipou o Golf mais potente de todos

Depois de ter revelado a atualização da oitava geração do Golf, a Volkswagen antecipa agora o Golf R, na neve e gelo da Áustria.

Volkswagen Golf R na pista gelada de Zell am See
© Volkswagen

Estamos apenas a algumas semanas de poder comemorar o primeiro cinquentenário da produção do Volkswagen Golf, iniciada em março de 1974. O momento começou por ser assinalado pela atualização da oitava geração deste modelo, que já foi alvo da nossa atenção.

No topo da oferta em 2024 vai continuar a estar o Golf R, a versão de maior performance de toda a gama. A Volkswagen decidiu antecipá-la, durante a Ice Race, que se realiza anualmente na Áustria.

Volkswagen Golf R na pista gelada de Zell am See, na Áustria
© Volkswagen

Mesmo com a carroçaria camuflada — a apresentação oficial está a alguns meses de distância — já foi possível descobrir as pinças de travão em azul com a letra R. Além, claro, dos para-choques de desenho mais desportivo e da distância ao solo mais reduzida que o habitual.

Tal como tem acontecido com todos os Volkswagen Golf R, desde o R32, que foi o primeiro “R” lançado em 2002, está garantida a presença do sistema de tração integral permanente, responsável pela maior dose de divertimento na pista gelada de Zell am See.

No protótipo camuflado presente na Áustria, descobrimos ainda uma asa traseira de maiores dimensões e saídas de escape de dimensão mais imponente.

Volkswagen Golf R na pista gelada de Zell am See, na Áustria
© Volkswagen

Não foram dadas a conhecer mais especificações, mas podemos assumir que o Golf R 2024 continuará a fazer uso do 2.0 TSI (EA888) que, nesta geração, começou por debitar 320 cv e acabou com 333 cv nas edições especiais “20 Years Edition” e “333”.

A fazer companhia ao novo Volkswagen Golf R neste evento, estiveram presentes outros Golf, de outros tempos. Como um GTI da primeira geração e o R32 da quarta geração. Além, claro, dos atualizados Golf e-Hybrid, GTE e GTI da atual geração.

Golf R aprovado por Hans-Joachim Stuck

Além dos automóveis, a edição deste ano da Ice Race no lago gelado de Zell am See, também contou com a presença de vários pilotos, entre os quais, Hans-Joachim Stuck. No currículo conta com duas vitórias nas 24 horas de Le Mans, o título de campeão no DTM (campeonato alemão de turismos), além de também ter sido piloto na Fórmula 1.

“A Ice Race é espetacular. Outros pilotos estariam a colocar correntes de neve nestas condições, mas para nós, pilotos de corrida, é quando a diversão realmente começa.”

Hans-Joachim Stuck, piloto
Volkswagen Golf R e Hans-Joachim Stuck
© Volkswagen

Além de Stuck, esteve também presente Johan Kristoffersson, piloto de Rallycross detentor de seis títulos mundiais ao volante de modelos da Volkswagen.

Segundo o piloto sueco, “há um verdadeiro desportivo debaixo daquela camuflagem”, referindo-se ao novo Volkswagen Golf R, que será apresentado oficialmente em meados deste ano.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro Volkswagen de produção a incluir uma caixa automática DSG de dupla embraiagem?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Apenas com 25 000 km. Conduzimos o primeiro Volkswagen Golf R32