Notícias Vídeo. Depois do Walkman, MiniDisc e PlayStation, a Sony faz… um carro (!)

CES 2020

Vídeo. Depois do Walkman, MiniDisc e PlayStation, a Sony faz… um carro (!)

A Sony quis mostrar ao mundo os seus avanços tecnológicos na área da mobilidade. A "montra" escolhida? Um inédito carro elétrico designado Vision-S Concept.

Sony Vision-S Concept

Presença habitual no CES, na edição deste ano do certame tecnológico a Sony surpreendeu tudo e todos, ao revelar o Vision-S Concept, um protótipo de… um carro elétrico! É isso, mesmo, um automóvel de marca Sony!

Desenvolvido como uma “montra rolante”, o Vision-S Concept incorpora as mais recentes tecnologias destinadas à área da mobilidade desenvolvidas pela empresa japonesa.

Segundo o diretor da Sony, Kenichiro Yoshida, o Vision-S Concept foi desenvolvido com base numa nova plataforma destinada a modelos elétricos. Apesar de a sua origem ser desconhecida, há quem aponte que esta possa ser da Magna.

VÊ TAMBÉM: Apple quer usar tecnologia de reconhecimento facial para destrancar o carro

Para o conheceres melhor, deixamos-te o vídeo no qual o Diogo Teixeira apresenta mais pormenorizadamente o primeiro automóvel da Sony:

É verdade que os detalhes sobre a plataforma, grupo motriz ou baterias do Sony Vision-S Concept não são ainda muitos. Do pouco que se sabe, vem munido de dois motores elétricos com 200 kW (272 cv) cada que permitem ao protótipo da Sony atingir os 100 km/h em 4,8s e os 239 km/h de velocidade máxima.

Conta ainda com tração integral, e apresenta-se com 2350 kg de peso e dimensões próximas às do Tesla Model S, medindo 4,895 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,45 m de altura.

VÊ TAMBÉM: Os primeiros números do anti-Tesla Model 3 da BMW
Sony Vision-S Concept
Apesar de ser um protótipo, o Vision-S Concept parece já bem próximo da produção.

Tecnologia por toda a parte

Tal como te dissemos, o Sony Vision-S Concept foi desenvolvido para mostrar os avanços tecnológicos alcançados pela marcas nipónicas na área da mobilidade.

Assim sendo, o protótipo revelado no CES 2020 apresenta-se com um total de 33 sensores. Estes incluem sistemas como o LIDAR (estado sólido) e um radar que permite detetar e reconhecer pessoas e objetos no exterior do veículo; ou ainda o sistema ToF (Time of Flight) que deteta a presença de pessoas e objetos dentro do carro.

VÊ TAMBÉM: Polestar 2 já tem preços para (alguns) mercados europeus

Por falar no interior do Sony Vision-S Concept, por lá encontramos dois ecrãs de infotainment nos encostos de cabeça dianteiros, um ecrã tátil que se prolonga ao longo de todo o tablier e ainda o sistema de som “360 Reality Audio”. Segundo a Sony, a tecnologia a bordo do Vision-S Concept permite-lhe alcançar o nível 2 de condução autónoma

VÊ TAMBÉM: Volkswagen ID. Space Vizzion. Porque o futuro não é só SUV

A grande questão que permanece é mesmo se a Sony pretende ou não produzir o Vision-S e passar a ser também um construtor automóvel. Este foi revelado como um protótipo, mas o nível de execução verificado, tanto do exterior como do interior — realista, detalhado e nada fantasioso, como é típico noutros concepts —, parece ser o de um veículo de produção.

Será que veremos brevemente um automóvel Sony em produção e comercialização?

VÊ TAMBÉM: As Aero Wheels do Tesla Model 3 permitem aumentar realmente a autonomia?

Atualização: dia 8 de janeiro foi adicionado um vídeo com mais detalhes acerca do modelo e mais alguns dados técnicos.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do BMW i3s?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico