Clássicos Do KITT ao Eleanor. Personagens de quatro rodas que ganharam nome próprio

Cinema e TV

Do KITT ao Eleanor. Personagens de quatro rodas que ganharam nome próprio

Há carros «estrelas» de cinema e televisão que até tiveram direito a nome próprio. Recorda-se deles todos? E lembra-se de mais algum?

Ford Mustang Shelby GT500 Eleanor

Há muitos carros que foram estrelas de cinema ou de séries de televisão, mas apesar de terem sido considerados ao mesmo nível dos protagonistas de carne e osso, nem todos chegaram a receber um nome para lá da marca e modelo que o identificam.

Esta lista reúne alguns desses personagens de quatro rodas que até tiveram direito a nome próprio no filme ou série que «atuaram».

Alerta Spoilers: é provável que ainda não conheça todos os personagens desta lista, mas recomendamos vivamente que os vá conhecer.

1. Herbie

O simpático Volkswagen Carocha, já de si uma alcunha para o Type 1, seria também conhecido por “Herbie”, um Carocha de corridas que era a principal atração do filme The Love Bug, de 1968.

Volkswagen Carocha Herbie
Carocha como estrela de cinema? Também foi. Mas aqui chamem-no de Herbie…

Este carro cheio de personalidade leva-nos numa viagem que explora a relação entre homem e máquina. Foram vários os filmes com Herbie como protagonista, com o último a ter chegado ao grande écran em 2005 no Herbie: Fully Loaded.

2. General Lee

O General Lee é um Dodge Charger (1969) que disparou para a fama na série The Dukes of Hazzard, que começou a ser emitida 1978. É um dos muscle cars mais famosos de sempre.

dodge charger General Lee

Durante as sete temporadas e 147 episódios da série estima-se que tenham sido destruídos cerca de três centenas de Dodge Charger, provocando até uma escassez de unidades disponíveis para venda durante a produção da série.

Não admira que tantos tenham sido destruídos: o General Lee passava mais tempo andar de lado e a «voar».

3. K.I.T.T

O K.I.T.T ou o “Knight Industries Two Thousand”, foi o protagonista na série Knight Rider (O Justiceiro), em 1982.

KITT Super Pursuit Mode
Super Pursuit… YEAH!

O Pontiac Firebird Trans Am era o «companheiro» de Michael Knight, interpretado por David Hasselhoff, e ajudava-o a estabelecer a lei e a ordem.

Um carro que andava sozinho e falava, dava saltos (Turbo Boost) e tinha um modo Super Pursuit (Super Perseguição)… Quantas crianças não sonharam ter o K.I.T.T.?

4. Ecto-1

O Ecto-1 que protagonizou o filme Ghostbusters, em 1984, é mais um dos modelos que era impossível deixar de fora desta lista.

Ecto-1 Ectomobile Caça-Fantasmas perfil

Este Cadillac Miller-Meteor era o veículo de emergência dos Caça-Fantasmas, tendo sido adaptado com esse propósito para a gravação do filme.

5. Christine

O modelo Plymouth Fury, que fez parte do filme Christine, em 1983, interpreta um carro… demoníaco. A história de um carro «vivo» e possuído por forças demoníacas só podia vir da mente do autor Stephen King.

Christine, Plymouth Fury, 1958

Durante a produção do filme foram usados 23 automóveis, entre o protagonista Plymouth Fury, assim como outros dois modelos da Plymouth contemporâneos, o Belvedere e o Savoy, que eram versões mais acessíveis do mesmo carro.

6. BluesMobile

O BluesMobile é um Dodge Monaco, que protagonizou o filme The Blues Brothers em 1980.

Nos ecrãs, este carro tem a capacidade de realizar algumas ações aparentemente impossíveis como saltar pontes, fazer mortais para trás e até «voar» (ainda que por curtos períodos de tempo).

BluesMobile
© DowntownMe

Ao longo do filme o carro é utilizado pelos Blues Brothers (personagens principais) para fugir a alta velocidade de quem os persegue… por norma, da polícia.

Veja ainda: Velhos são os trapos. Peugeot 405 continua a ser produzido

7. MirthMobile

No filme cómico Wayne’s World, de 1992, o MirthMobile é «interpretado» por um AMC Pacer de 1976.

MirthMobile
©Thomas R Machnitzki

O AMC Pacer já tinha uma certa fama devido à sua imagem. Considerado futurista quando foi lançado, acabou por ser presença assídua nas listas de carros mais feios de sempre.

Claro que teria de ser o carro de um dos protagonistas do filme, Garth Algar (interpretado por Dana Carvey), que não se coibiu de personalizá-lo com uma chamas pintadas nas portas.

8. Greased Lightning

O carro que protagonizou o célebre filme musical Grease, de 1978, era um Ford Deluxe. No filme, o Greased Lightning começou como um carro velho que foi recuperado e modificado para ser um carro de street racing.

Grease Lightning no filme Grease
© Grease, Paramount Pictures

Existe ainda uma música para este veículo, onde os personagens fantasiam sobre o potencial do carro antes de este ser remodelado.

9. Eleanor

O Ford Mustang Shelby GT500, mais conhecido por Eleanor, ganhou enorme fama no filme Gone in 60 Seconds de 2000. O nome Eleanor, contudo, surgiu originalmente no primeiro Gone in 60 Seconds de 1974, estando também associado a um Mustang.

Ford Mustang Shelby GT500 Eleanor
Ford Mustang Shelby GT500 Eleanor

Criado por Chip Foose e Steve Stanford, o Eleanor criou uma legião de fãs, dando origem não só a inúmeras réplicas, mas também a uma expressiva valorização dos modelos originais construídos para o filme. Foram feitos 11 Eleanor, tendo sobrevivido, alegadamente, apenas três.

10. Mystery Machine

A Mystery Machine (Máquina Mistério) era indissociável da série de animação Scooby Doo, emitida a partir de 1969, e continua a ser um «mistério» até aos dias que correm, uma vez que não se tem certezas de que modelo é que esta foi inspirada.

Mystery Machine

Há quem diga que é baseada num Volkswagen LT 40 de 1978 — ainda impulsionada pela geração hippie da década de 60, visível até na decoração da carrinha. No entanto, isto não está confirmado.

O mais provável é que a Mystery Machine original, a da série animada lançada em 1969, seja uma Dodge A100.

Sabe esta resposta?
Há quantos anos nasceu o primeiro automóvel da Bugatti?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 110 anos que nasceu o primeiro automóvel da Bugatti