Notícias Dodge Challenger mais potente de todos foi adiado porque os V8 não paravam de “rebentar”

Insólito

Dodge Challenger mais potente de todos foi adiado porque os V8 não paravam de “rebentar”

A justificação foi dada pelo próprio CEO da Dodge, Tim Kuniskis, e por isso temos de esperar mais algum tempo até conhecer o último Challenger.

Dodge Challenger SRT Demon

Os Charger e Challenger estão na «rampa final» das suas longas carreiras e para o comemorar, a Dodge lançou a linha “Last Call” (Última Chamada), constituída por sete séries especiais distribuídas pelos dois modelos.

Seis das sete séries especiais já foram conhecidas: os Challenger Shakedown e Charger Super Bee foram os primeiros; seguiram-se os Challenger Swinger e Charger Swinger; e por fim, os Challenger Black Ghost e Charger King Daytona, estes equipados com o potente 6.2 V8 Supercharged Hellcat.

E o sétimo “Last Call”? Bem, estava planeado ser revelado no SEMA 2022, que ocorreu em novembro passado, mas foi cancelado à última hora. E agora já sabemos o porquê.

A NÃO PERDER: EQE SUV. Os detalhes do primeiro SUV elétrico da AMG
Dodge Challenger Shakedown
Dodge Challenger Shakedown.

O último “Last Call”, tal como os restantes, era suposto evocar um modelo da rica história de muscle cars da Dodge, combinando-o com a mais potente iteração do épico 6.2 V8 Supercharged de sempre dos Hellcat, Demon e Hellcat Redeye.

Os rumores, de meses, falavam em mais de 900 cv (!) graças ao uso de E85 (85% etanol e 15% gasolina), superando os 850 cv do Demon (com gasolina de 100 octanas) e os 808 cv (797 hp) do Hellcat Redeye.

Dodge Challenger Shakedown
Dodge Challenger Shakedown.

V8 literalmente a rebentar

A justificação para não termos visto este «destruidor de pneus» no SEMA veio do próprio Tim Kuniskis, o diretor executivo da Dodge.

Dodge Challenger Swinger e Charger Swinger
Dodge Challenger Swinger e Charger Swinger.

Kuniskis disse que, até pouco tempo antes do SEMA, a sua equipa de engenheiros já tinha rebentado sete (!) motores Hellcat na tentativa de lhe extrair mais potência.

O próprio disse que é muito fácil extrair potência do V8 Supercharged, mas para equipar um modelo de produção, tem de passar pelo ciclo de testes habitual para garantir a fiabilidade e durabilidade esperadas — e é nestes testes de durabilidade que o V8 cede.

Dodge Charger King Daytona
Dodge Charger King Daytona.

“Não é muito fácil de fazer”, disse Kuniskis. “Corremos estes motores com acelerador a fundo durante horas e horas, 24-7 (24 horas por dia e sete dias por semana). Os testes a estas coisas são simplesmente brutais. Até agora já rebentámos sete motores, mas acredito que já resolvemos o problema”, conclui.

LEIAM TAMBÉM: Dodge Hornet é o «irmão» americano do Alfa Romeo Tonale

O diretor executivo da Dodge esclarece este último ponto: “(…) o V8 modificado tem rebentado quando puxado aos limites no laboratório de testes da Dodge. Não estamos a falar de uma pequena avaria. Aparentemente, os motores têm mesmo estado a explodir”.

Dodge Challenger Black Ghost
Dodge Challenger Black Ghost.

O adiamento do lançamento do derradeiro Challenger com o 6.2 V8 Supercharged era inevitável. Tim Kuniskis espera agora conseguir revelar o modelo nas próximas semanas, já no novo ano, isto, claro, se mais nenhum V8 rebentar: “Acho que já resolvemos o problema, mas ainda não estou totalmente tranquilo”.

O próximo capítulo

Quando o conhecermos, o derradeiro Challenger será significativo, pois simbolizará o fim de uma era na Dodge, a dos muscle car com grandes V8, muita potência e grande apetite por octanas.

O início da próxima era foi antecipado pelo protótipo Charger Daytona SRT, um muscle car… 100% elétrico.

Fiquem a conhecê-lo:

A NÃO PERDER: Charger Daytona SRT. “Muscle car” elétrico tem 9 níveis de potência