Crónicas Farto do “Sozinho em Casa”? Os filmes “petrolhead” que tem de ver este Natal

Filmes

Farto do “Sozinho em Casa”? Os filmes “petrolhead” que tem de ver este Natal

Antes de se sentar pela enésima vez a ver o "Sozinho em Casa" neste Natal, temos outros filmes, para "petrolheads", que não vai querer perder.

Peugeot 406 do filme taxi
© Taxi

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.

Parece ser quase uma tradição natalícia, ver (mais uma vez) o “Sozinho em casa” com a família. Porque não variar este ano? Que tal uns filmes mais ao gosto dos petrolheads?

Com uma honrosa exceção, tirámos o pó a uma série de filmes do século passado, antes dos efeitos digitais «estragarem» demasiados filmes com automóveis. Aqui é tudo a sério: são carros reais em sequências muito reais.

Há de tudo um pouco nesta seleção, desde comédia a pura ação, passando até por um thriller ou outro — talvez o melhor é não deixar os miúdos verem (por enquanto) alguns destes filmes. Deixámos de fora alguns dos grandes clássicos, como Bullit (1968) ou o Grand Prix (1966), para dar espaço a outros filmes petrolhead menos conhecidos, mas que também merecem ser vistos uma e outra vez.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

Taxi (1998)

Abrimos esta lista com o filme “Taxi”, uma comédia francesa cheia de ação, protagonizado pelos atores Samy Naceri, Frédéric Diefenthal e Marion Cotillard.

Só que pouco podem fazer para eclipsar a verdadeira estrela do filme: um super-Peugeot 406 «disfarçado» de táxi.

Ronin (1998)

As coisas ficam mais sérias no filme “Ronin”, que nos transporta para o mundo da espionagem, mas que, curiosamente, tem noutro Peugeot 406 um dos «heróis» do filme — foi um bom ano para o 406 —, envolvendo-se numa perseguição «de doidos» a um BMW M5 (E34).

Perseguições, aliás, é o que não falta neste filme de John Frankenheimer — que também realizou Grand Prix —, e contamos com um elenco de luxo: Robert de Niro, Jean Reno, Natascha McElhone ou Stellan Skarsgård, entre outros.

Days of Thunder (1990)

“Top Gun” com carros de NASCAR é como podemos sintetizar o “Days of Thunder”. Continua a ter Tom Cruise como protagonista, secundado por um sempre excelente Robert Duvall e Nicole Kidman, e somos transportados para as ovais da NASCAR.

Ação não falta — as ovais são muito mais emocionantes do que à primeira vista parecem ser — e o ruído trovejante dos V8 que equipam os carros NASCAR é música para os nossos ouvidos.

Tucker — The man and his dream (1988)

Depois de tanta ação sobre rodas, o filme “Tucker — The man and his dream” conta a história de Preston Tucker e a sua visão do que seria o carro do futuro: o Tucker 48. Um carro que estava muito à frente no seu tempo (pós-Segunda Guerra Mundial, no final dos anos 40).

Ainda hoje há teorias da conspiração de que os “Três Grandes” (GM, Ford e Chrysler) estiveram por detrás da sua queda, mas a história é um pouco mais complexa que isso. Jeff Bridges e Joan Allen protagonizam este filme do lendário realizador Francis Ford Coppola.

Mad Max (1979)

É melhor mandar as crianças para o quarto se vai ver “Mad Max”. O filme”Mad Max: Fury Road” (2015) é um espetáculo visual impressionante, mas neste conjunto de filmes petrolhead, decidimos regressar à saga original.

Sempre com Mel Gibson como protagonista, os dois primeiros filmes da saga parecem ser alimentados puramente a octanas, e fez o adolescente em mim querer desejar imensamente o “The Last of the V8’s”: o Ford Falcon XB GT Coupe.

Cinema Audi contra Lancia: o filme que todos queriam ver e não sabiam

A sequência final de “Mad Max: The Road Warrior”, continua a ser uma das mais épicas vistas em filme a envolver veículos. A não perder.

Duel (1971)

O filme “Duel” é, talvez, um ilustre desconhecido para si. Mas por detrás deste thriller temos um dos primeiros filmes do aclamado realizador Steven Spielberg. E do princípio ao fim, vemos um aterrorizado Dennis Weaver a fugir de um camião obcecado em eliminá-lo.

Após este filme, Spielberg fez “Jaws” (Tubarão) e há um detalhe sonoro que o acaba por o unir a “Duel” no final de ambos os filmes — boa caça…

Cars (2006)

Ok… É Natal e a nossa seleção de filmes petrolhead, temos de admitir, é um pouco… «pesada» para o espírito natalício.

Por isso, decidimos abri uma exceção com mais um filme, quebrando a nossa própria regra de nos limitarmos a filmes do século passado, para sugerir o excelente “Cars”.

Este filme de animação digital é uma preciosidade e imagina um mundo onde os seus habitantes são carros, carrinhas, camiões e outros tipos de veículos. Chame os miúdos de volta:

Bons filmes e Boas Festas!

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.