Clássicos Ecto-1. Esta é a máquina a ter no dia de Halloween

Halloween

Ecto-1. Esta é a máquina a ter no dia de Halloween

O Ecto-1 (ou Ectomobile) do filme Caça-Fantasmas é um dos carros mais icónicos do cinema. E neste Halloween não nos esquecemos dele.

Pode não ter o dramatismo dos Batmobile ou a elegância dos Aston Martin de James Bond, mas é um dos carros mais famosos do cinema. Falamos do Ecto-1 (ou Ectomobile), o carro dos Caça-Fantasmas. E este dia de Halloween (ou Dia das Bruxas, dito à «portuguesa») deu-nos a desculpa perfeita para falarmos dele.

Acima de tudo importa falar de como nasceu, porque acaba por ser isso que o torna único. Isto, naturalmente, além de toda a parafernália dedicada à caça de fantasmas e outras criaturas. Basta olhar para a quantidade alucinante de coisas que estão arrumadas por cima do tejadilho.

Ecto-1 Ectomobile Caça-Fantasmas perfil

Mas vamos à questão que está na essência de qualquer conversa sobre o Ecto-1: qual é o carro que está na base da criação deste caça-fantasmas? Bem, trata-se de um Cadillac Miller-Meteor de 1959, uma conversão, neste caso, para ambulância, com base na gigante berlina Eldorado.

De acordo com a publicação Drive, a Miller e a Meteor começaram por ser empresas de carroçarias rivais, até que a Wayne Corporation, uma empresa sediada no estado norte-americano do Indiana, resolveu comprar as duas: a Meteor Motor Car (construía berlinas e ambulâncias) em 1954; e a A.J. Miller (fazia carros funerários e ambulâncias) em 1956.

Deste «casamento» nasceu o carro que está na base do Ecto-1 e que era construído sobre um chassis da Cadillac. Da marca era também o motor V8 de 6,3 l com 320 cv e grande parte dos componentes mecânicos. A carroçaria ficou a cargo da Miller-Meteor.

Ecto-1 Ectomobile Caça-Fantasmas

No total, de acordo com a Drive, foram construídos apenas cerca de 400 exemplares do Cadillac Miller-Meteor. E tinha números dignos de nota: pesava aproximadamente três toneladas e tinha cerca de seis metros de comprimento.

Guião original tinha outro carro em vista

Apesar de agora ser difícil imaginar o Ecto-1 de outra forma, no guião original o carro pensado foi outro, bastante mais recente: outro Cadillac, mas este um de 1975 convertido em ambulância. Curiosamente, essa opção inicial acabou por inspirar o Ectomobile do reboot do filme, lançado em 2016, onde foi usado um Cadillac Fleetwood de 1984.

A somar a isso, em vez de branco e com elementos em vermelho, como acabou por ser, começou por ser imaginado por Dan Aykroyd (argumentista e ator nos Caça-Fantasmas) com um aspeto mais sinistro, em preto, com luzes strobes brancas e roxas.

No final, o carro escolhido acabou mesmo por ser este exemplar de 1959, que no filme original dos Caça-Fantasmas foi comprado pelo cientista Ray Stanz (interpretado por Dan Aykroyd) por uns modestos 4800 dólares (cerca de 4540 euros).

Ecto-1 Ectomobile Caça-Fantasmas frente

No filme, a escolha recaiu sobre este modelo porque para além de ser barato e fácil de manter, tinha muito espaço de carga na traseira. E aqui para nós, que ninguém nos ouve, o Ecto-1 acaba quase por ser uma metáfora para o próprio esquadrão Caça-Fantasmas: eram avançados e extravagantes para a época, como os Cadillac, mas tinham uma sólida base mecânica e científica.

Onde está o Ecto-1 original?

Para o filme original foram comprados dois Cadillac Miller-Meteor, onde apenas um foi transformado inicialmente em Ecto-1. O segundo Miller-Meteor seria transformado mais tarde, para a sequela do filme, após o primeiro ter avariado durante as filmagens. Recebeu a designação de Ecto-1A.

O Ecto-1 foi restaurado em 2016, mas o Ecto-1A não teve a mesma sorte, tendo ficado como que ao abandono numa propriedade da Universal. O seu aspeto envelhecido acabou por jogar a seu favor, tendo sido usado no filme Caça-Fantasmas: o Legado (2021).

Ambos são agora propriedade da Sony Pictures, com o Ecto-1 a estar em exibição no Petersen Automotive Museum.