Notícias Morgan Super 3. Sucessor do 3 Wheeler mantém três rodas, mas ganha motor Ford

Apresentação

Morgan Super 3. Sucessor do 3 Wheeler mantém três rodas, mas ganha motor Ford

Sucessor do 3 Wheeler, o Morgan Super 3 mantém as três rodas como o antecessor, mas «guardou» o motor proveniente da Ford debaixo do capô.

Morgan Super 3

Cerca de um ano depois de ter «reformado» o 3 Wheeler — um modelo que o Guilherme Costa chegou a testar —, a marca britânica voltou a apostar num modelo com apenas três rodas e o resultado foi o Morgan Super 3.

Partilha com o antecessor o facto de contar somente com três rodas, mas o novo Super 3 deixou para trás outra das suas principais características: o motor deixou de estar lado de fora, à vista de todos.

O anterior V-Twin de 2,0 l, um dois cilindros em V usado em motociclos, dá lugar a um três cilindros de 1.5 l, naturalmente aspirado, proveniente da Ford. É, na realidade, o mesmo bloco usado pelo Fiesta ST, mas aqui desprovido de um turbo.

A NÃO PERDER: Plus Four CX-T. Quem disse que os Morgan só podiam andar em asfalto?
Morgan Super 3

O resultado são 118 cv e 150 Nm — mais 36 cv e 10 Nm que no 3 Wheeler — que são enviados à única roda traseira por intermédio de uma caixa manual de cinco relações proveniente do Mazda MX-5, tal como acontecia no 3 Wheeler.

Números que impulsionam os parcos 635 kg do Morgan Super 3 (110 kg mais pesado) até aos 100 km/h em cerca de sete segundos e até aos 209 km/h de velocidade máxima.

Motor «escondido»

Como referimos, ao contrário do que acontecia no 3 Wheeler, o motor do Morgan Super 3 surge à frente, debaixo do capô, como tantos outros automóveis, contribuindo para uma aparência um pouco mais convencional, mas nem por isso menos impactante.

No capítulo visual, e principalmente na dianteira, o Super 3 não esconde a inspiração no Morgan EV3 — a versão elétrica do 3 Wheeler que acabou por nunca ser lançada. Na restante carroçaria continua a apresentar linhas que trazem à memória o mundo da aeronáutica.

Já no interior, as poucas concessões à tecnologia são o painel de instrumentos digital e a «obrigatória» entrada USB.

Tudo novo

Apesar do visual retro-moderno, o Morgan Super 3 abdicou de muitas das soluções mais antiquadas usadas pelo seu antecessor. Para começar, enquanto o 3 Wheeler recorria a uma estrutura spaceframe, o Super 3 conta com uma monocoque.

LEIAM TAMBÉM: Não parece, mas os Morgan Plus Four e Plus Six foram renovados

Também é bem maior que o seu antecessor. O Super 3 é 32 cm mais comprido (3,58 m) e 10 cm mais largo (1,84 m) que o 3 Wheeler, prometendo melhores acomodações para os seus dois ocupantes.

A suspensão é totalmente nova, tendo sido redesenhada não só para reduzir o raio de viragem como para melhorar o fluxo de ar para os radiadores e reduzir as massas não suspensas. Já os pneus foram feitos «à medida» pela Avon.

Grandes ambições

Já disponível para encomenda no Reino Unido e com um preço que arranca nas 41 995 libras (cerca de 50 500 euros), o Morgan Super 3 deverá começar a ser entregue em junho. Como já acontecia com o antecessor, a personalização será um dos argumentos fortes do modelo, com a Morgan a disponibilizar inúmeras opções.

VEJAM TAMBÉM: Vanderhall. Estreia em Portugal faz-se com dois roadsters, três rodas e muita potência

A expectativa da marca britânica é de que este venha a ser o seu best-seller, vendendo cerca do dobro do seu antecessor, estabelecendo-se como um dos modelos com «maior peso» nas vendas da Morgan.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a última geração do Mazda 121?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Mazda2 Hybrid, também o Mazda 121 usou a mesma «receita»