Notícias Ferrari, Porsche e até Jeep. Barbie tem coleção de carros invejável

Cultura

Ferrari, Porsche e até Jeep. Barbie tem coleção de carros invejável

É a boneca mais famosa do mundo, mas poucos sabem que tem uma coleção automóvel espetacular. Conheçam os carros da Barbie.

Barbie Ferrari 328 GTS
© Mattel

O mundo acordou em tons de rosa nesta sexta-feira (21 de julho), depois da estreia do tão esperado filme “Barbie“, no dia anterior.

E não é difícil perceber porquê, afinal estamos a falar de uma marca que vale qualquer coisa como 700 milhões de dólares, cerca de 630 milhões de euros, de acordo com o Statista.

Isto ainda antes do impacto da chegada do filme aos cinemas de todo mundo. Certamente este número vai crescer ainda mais: de acordo com a Variety, o filme “Barbie” deverá gerar 100 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de euros) de receitas só na primeira semana nos cinemas norte-americanos.

A confirmarem-se, são números que nem a própria Warner Bros., que assina este filme protagonizado por Margot Robbie (Barbie) e Ryan Gosling (Ken), esperava alcançar, o que só prova a popularidade daquela que é, considerada por todos, a boneca mais famosa do planeta.

Esta é, por isso, a desculpa perfeita para olharmos para os automóveis que marcaram a carreira desta boneca, que foi criada por Ruth Handler (co-fundadora da Mattel) e lançada pela Mattel a 9 de março de 1959.

Chevrolet Corvette EV Barbie filme perfil
© Warner Bros. Chevrolet Corvette EV no filme “Barbie”

No filme, Barbara Millicent Roberts (sim, a Barbie tem um nome completo…) surge ao volante de um Corvette de 1956, que além de ser consideravelmente mais pequeno (apesar de ter quatro lugares, o Corvette C1 original só tinha dois) foi transformado num 100% elétrico.

Mas ao longo dos seus 64 anos de «vida», muitos carros passaram pela garagem da Barbie. Uns mais exóticos, outros mais aventureiros, há propostas para todos os gostos, numa «viagem» que começou em 1962, com o Austin-Healey 3000 Mk II.

Austin Healey 3000 MK II Barbie
© Mattel Austin Healey 3000 MK II — 1962

Barbie de cabelos ao vento

Este foi o primeiro carro desportivo da Barbie, que parece ter-lhe ganho o gosto nos anos seguintes, uma vez que acabou por «conduzir» muitos mais. Desde um Mercedes-Benz 190 SL até um Ferrari 328 GTS, passando por um Porsche 911 Cabriolet e por um Jaguar XJS.

Em comum, o facto de serem sempre modelos descapotáveis, algo que também acabou por tornar-se uma espécie de imagem de marca da Barbie, cujas vendas totais rondam as mil milhões de unidades.

Mas como seria de esperar, sendo um ícone norte-americano, não foram só os carros desportivos europeus a seduzir a Barbie. Por diversas ocasiões, surgiu associada a modelos como o Ford Mustang ou o Chevrolet Corvette.

Aliás, o Corvette continua a ser um dos modelos mais icónicos da personagem, daí ter sido o automóvel escolhido para aparecer em destaque no filme.

Barbie versão «fora de estrada»

Na lista de modelos da Barbie são muitos os veículos orientados para uma utilização fora de estrada, para explorar as praias e as colinas da Barbie Land.

LEIAM TAMBÉM: Real ou «miragem»? Há um raro Porsche 911 RS 3.8 nos Transformers

Entre eles há um que salta à vista: o Jeep Wrangler, um dos maiores ícones da indústria automóvel e um símbolo dos «States», argumentos que fazem dele uma escolha óbvia para uma história de sucesso como esta.

Jeep Wrangler — 1999 Barbie
© barbielistholland Jeep Wrangler — 1999

No capítulo do lazer, encontramos ainda propostas como o Jeep Grand Cherokee ou a Volkswagen Pão de Forma (será que vamos ver uma versão atualizada com a Volkswagen ID. Buzz?).

E por falar em Volkswagen, foram muitos os carros da marca de Wolfsburgo que a Barbie «conduziu» ao longo dos anos, com destaque para o Golf Cabriolet e para o Beetle.

E claro, não seria uma verdadeira lista de carros da Barbie sem o Fiat 500 Cabrio, que é tão icónico e popular quanto a própria boneca, o que fez desta uma parceria quase sem precedentes.

Como assim, um Ferrari F1?

Para assinalar uma edição especial da Barbie, em parceria com a Scuderia Ferrari, em 2004, na convenção internacional dos colecionadores da Barbie, foi apresentado um Ferrari F2003-GA de Fórmula 1 criado especialmente para a personagem.

Ferrari F2003-GA Barbie
© barbielistholland Ferrari F2003-GA — 2004

Construído à escala 1/6 por um colecionador, a partir de um Fórmula 1 controlado remotamente, este carro deu nas vistas e rapidamente se tornou num item obrigatório para os colecionadores mais fervorosos da temática Barbie.

Pouco se sabe acerca dos destinos deste Fórmula 1, apenas que era uma criação única, que acabou por ser leiloada.

LEIAM TAMBÉM: Missão Impossível? Tom Cruise em fuga e drift com Fiat 500 «demoníaco»

É impossível falar de todos os automóveis que a Mattel lançou com a Barbie ao longo de todos estes anos. Foram muitos. Mesmo muitos. Mas há um website onde podem encontrar todos os carros da Barbie.

Poderíamos ainda falar dos carros do seu famoso companheiro de aventuras, Kenneth Sean Carson (sim, o Ken também tem um nome real), que Barbie também terá «conduzido». Mas sobre isso, falaremos noutra ocasião.

Fonte: Barbielist Holland