Notícias Um Renault 5 Turbo elétrico? Novo Alpine A290 já foi apanhado

Fotos-espia

Um Renault 5 Turbo elétrico? Novo Alpine A290 já foi apanhado

Parece um dos novos Renault 5 mas não é. O alargamento da carroçaria e os para-choques mais desportivos identificam o Alpine A290 em testes.

Alpine A290 - vista lateral e frente
© Razão Automóvel

Foi já quase há um ano que, num evento supersecreto em Inglaterra, o Miguel Dias teve a oportunidade de ver em primeira mão, o novo Alpine A290, a versão hot-hatch da futura geração do Renault 5.

Na altura, tratava-se ainda de um protótipo, com soluções que dificilmente iriam chegar a produção, tais como a posição de condução central, por exemplo. No entanto, o visual deste concept deixou-nos com muita curiosidade de conhecer a sua versão final de produção.

Para esse momento, ainda vamos ter de esperar até à segunda metade deste ano. No entanto, já podemos ir «imaginando», uma vez que essa versão final de que falamos é a que se esconde debaixo da camuflagem do protótipo destas imagens.

Ainda que bastante completa, de forma a não revelar muitos segredos, a camuflagem permite ver as duas portas de cada lado da carroçaria e os alargamentos dos guarda-lamas, que anunciam as vias mais largas do Alpine A290.

Além disso, a camuflagem também não consegue esconder a presença de para-choques mais desportivos e de saias laterais de dimensões mais generosas.

Para completar o conjunto, o protótipo encontrado na sua fase de testes dinâmicos no norte da Suécia ainda contava com uma asa traseira e jantes de diâmetro digno de um pequeno desportivo.

O que já sabemos sobre o Alpine A290

Com apresentação prevista para a segunda metade deste ano, pouco depois de conhecermos a versão de produção da nova geração do Renault 5, o Alpine A290 ficará com a missão de ser a opção mais desportiva das disponíveis com este formato.

Ao que tudo indica, a plataforma CMF-BEV contará inicialmente com um grupo propulsor de tração dianteira e com um motor elétrico com mais de 270 cv. Mas há rumores que anunciam uma versão mais «dócil» de 218 cv, equipada com o mesmo motor que já conhecemos do Renault Mégane E-Tech.

A principal missão da Alpine, segundo a marca, é que este A290 consiga oferecer uma condução ágil e divertida, mesmo com os componentes mais pesados que fazem parte de um automóvel 100% elétrico.

Sabe esta resposta?
Qual foi o último modelo produzido pela Alpine, antes do seu encerramento em 1995?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

No adeus aos Renault Sport, recordamos 5 dos mais especiais