Notícias Este é o novo Toyota Prius. Nova geração é a mais potente de sempre

Apresentação

Este é o novo Toyota Prius. Nova geração é a mais potente de sempre

Exclusivamente disponível na Europa como híbrido plug-in, o novo Toyota Prius apresenta-se totalmente renovado.

É impossível falar de automóveis híbridos sem invocar o Toyota Prius. Foi este modelo que 1997 deu o «pontapé de partida» à democratização de eletrificação do automóvel — numa altura em que ninguém acreditava nesta tecnologia.

Agora, volvidos mais de 20 anos, o Toyota Prius conhece a sua quinta geração e não lhe faltam novidades.

A maior de todas? Talvez o facto do Prius ter deixado de ser um híbrido convencional e passará a ser, na Europa, apenas um híbrido plug-in. No Japão, além do plug-in, contará com duas variantes híbridas convencionais (híbrido série-paralelo), com 1,8 l e uma inédita de 2,0 l.

A NÃO PERDER: Culpem a falta de chips. Toyota troca chave «inteligente» por chave «normal»
Toyota Prius PHEV vista traseira 3/4
Há já duas gerações que o Toyota Prius conta com versões de «ligar à tomada», mas esta é a primeira vez que vai abdicar da mecânica híbrida convencional que o acompanha desde 1997.

O Prius mais potente de sempre

Completamente renovada, a mecânica híbrida plug-in é bem mais potente do que a usada pela atual geração que oferece «apenas» 90 kW (122 cv).

A animar o novo Prius encontramos agora um motor a gasolina com 2,0 l de capacidade e 111 kW (148 cv) associado um novo conjunto elétrico com 120 kW (160 cv).

O resultado final são 164 kW (223 cv) de potência máxima combinada. Um valor que faz deste Toyota Prius o mais potente de sempre e que lhe permite acelerar até aos 100 km/h em 6,7s.

Toyota Prius PHEV interior

A alimentar o motor elétrico encontramos uma bateria com 13,6 kWh de capacidade. Por enquanto, a Toyota não revelou a autonomia em modo elétrico, afirmando apenas que será cerca de 50% superior à oferecida pela quarta geração.

Tendo em conta que o atual Prius híbrido plug-in percorre até 45 km em modo 100% elétrico, a nova geração deverá ser capaz de circular durante mais de 65 km sem recorrer ao motor de combustão.

VEJAM TAMBÉM: Corolla Cross. Já testámos o novo SUV híbrido da Toyota

Totalmente novo

Visualmente, o novo Prius está muito mais próximo das restantes propostas da Toyota mas continua a ser facilmente identificável como um Prius. Ou seja, continua a apresentar uma carroçaria em forma de cunha, estreada na segunda geração.

Assente na plataforma TNGA-C, o novo Prius é 46 mm mais curto que o antecessor, mas viu a distância entre eixos crescer 50 mm e está 22 mm mais largo.

Já no interior, destacam-se o painel de instrumentos digital e o ecrã central com 12,3”, além de um visual totalmente novo, mais moderno e com menos comandos físicos do que na quarta geração.

Quando chega?

Revelado hoje no Japão e nos EUA, o Toyota Prius tem estreia na Europa agendada para 5 de dezembro.

Ainda sem preços para o mercado nacional, o novo Toyota Prius deverá chegar a Portugal no fim do primeiro semestre de 2023.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?