Notícias Falámos com Antonella Bruno, responsável pela Jeep na Europa: “A eletrificação torna a Jeep melhor”

Entrevista

Falámos com Antonella Bruno, responsável pela Jeep na Europa: “A eletrificação torna a Jeep melhor”

Na estreia do Avenger, em Paris, estivemos à conversa com Antonella Bruno, que nos falou sobre a nova era de eletrificação da Jeep na Europa.

Antonella Bruno Jeep Europe-2

A Jeep acaba de apresentar no Salão Automóvel de Paris de 2022 o Avenger, o seu primeiro modelo 100% elétrico e um modelo fundamental para a nova era de eletrificação da marca na Europa, uma vez que foi pensado especialmente para o mercado europeu.

O Avenger marca ainda o início de uma ofensiva elétrica da Jeep, que promete lançar quatro novos modelos 100% elétricos até 2025 — Avenger, Recon, Wagoneer S e um quarto modelo que ainda não conhecemos — e que tem como objetivo tornar-se a marca líder mundial em SUV eletrificados.

São ambições fortes, é certo, mas os números não mentem e mostram que a eletrificação fez bem à Jeep. E até mesmo no mercado «caseiro», os Estados Unidos da América, onde as normas ambientais ainda não são «apertadas» quanto na Europa e a adesão à eletrificação tem sido (bem) mais lenta, a evolução é positiva: o Wrangler 4xe é o híbrido plug-in mais vendido do país.

Jeep Avenger Salão de Paris
O novo Jeep Avenger chega a Portugal em abril de 2023.

A juntar a isso, a Jeep quer tornar-se 100% elétrica na Europa até 2030 e promete que a partir de 2023 vai vender apenas modelos eletrificados em quase todos os mercados europeus.

Estes são, por isso, tempos de mudança dentro da icónica marca norte-americana, cujas origens remontam a 1941 e ao lendário Willys MB, um pequeno veículo militar que o exército dos EUA encomendou para a Segunda Guerra Mundial.

E para percebermos melhor o que a Jeep reserva para os próximos anos, nomeadamente para o continente europeu, estivemos à conversa — no certame parisiense — com Antonella Bruno, responsável pela Jeep na Europa, e falámos de (quase) tudo, desde o novo Avenger ao Recon (uma espécie de Wrangler elétrico), passando pelo Wrangler e até pela pick-up Gladiator.

Jeep Avenger Salão de Paris 2022
O Avenger é o primeiro Jeep totalmente pensado para o mercado europeu. © Pedro Alves / Razão Automóvel

Avenger, um Jeep para a Europa

Razão Automóvel (RA) — Temos obrigatoriamente que começar por falar no Avenger. Qual é o posicionamento deste modelo na gama da Jeep face ao já conhecido Renegade?

Antonella Bruno (AB) — O Avenger é a nova porta de entrada na marca Jeep e vai posicionar-se no segmento B-SUV.

LEIAM TAMBÉM: Pronto para tudo? Jeep Avenger 4×4 Concept antecipa versão “off road”

Mas como sabes, o segmento B-SUV tem duas ofertas: existem os B-SUV longos, com dimensões exteriores mais generosas e mais potência, e o Renegade posiciona-se aí; e depois existem os B-SUV compactos, que são mais próximos dos hatchback em termos de tamanho e de potência e o Avenger vai ter um papel nos B-SUV compactos.

Por isso podemos dizer que o Avenger é uma oferta totalmente complementar ao Jeep Renegade.

Jeep Avenger Salão de Paris 2022
© Pedro Alves / Razão Automóvel
RA — Podemos dizer que o Jeep Avenger é um modelo desenhado, pensado e concebido para o mercado europeu?

AB — É exatamente isso. O Avenger é o primeiro Jeep pensado, desenhado, produzido e obviamente lançado na Europa. Desde o início que o carro foi concebido para ir ao encontro das necessidades dos clientes europeus.

Avenger Salão de Paris 2022
O interior do Avenger é marcado por linhas robustas e inspiradas no Wrangler. Mas a aposta na digitalização é clara. © Pedro Alves / Razão Automóvel

Ponto de viragem da Jeep na Europa

RA — Então podemos assumir que o Avenger tem potencial para vir a ser o Jeep mais vendido na Europa?

AB — Sim, vai ser, em 2024. Nós vamos fazer o lançamento no início do segundo trimestre do próximo ano. Por isso, em 2024, no primeiro ano completo no mercado, vai ser o modelo mais vendido da Jeep.

É um modelo muito importante para o continente europeu. É o ponto de viragem da Jeep na Europa.

Avenger Salão de Paris 2022
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Avenger foi pensado de raíz para ser um Jeep

RA — O Avenger parece mesmo um Jeep, mesmo partilhando tanto com outros modelos da Stellantis. Mesmo estando dentro de um grupo tão grande, a Jeep consegue sempre manter a identidade dos seus modelos. Qual é o segredo?

AB — O segredo é que este carro é baseado na segunda geração da plataforma e-CMP e desde o início foi concebido para ser como um Jeep.

A NÃO PERDER: Ofensiva elétrica da Jeep arranca com revelação dos Avenger, Recon e Wagoneer S

Foram feitos trabalhos na plataforma de maneira a manter a capacidade (fora de estrada) no centro do projeto. O carro foi elevado e tem ângulos (todo o terreno) fantásticos, tem a melhor altura ao solo entre a concorrência e pela primeira vez num modelo 4×2 tem os sistemas Select Terrain e Hill Descent Control de série.

A evolução da plataforma permitiu à Jeep manter a capacidade (fora de estrada).

Eletrificação torna a Jeep melhor

RA — Vê a eletrificação como uma oportunidade para melhorar as capacidades fora de estrada ou olha para esta questão como sendo um problema?

AB — Não, para a Jeep a eletrificação é uma oportunidade, porque torna os nossos carros melhores em termos de disponibilidade e também de performance fora de estrada.

Por isso, para a Jeep a eletrificação não é um constrangimento, mas sim uma oportunidade.

jep_wrangler_4_xe
Na Europa a Jeep já só vende o Wrangler na versão híbrida plug-in 4xe. © Miguel Dias / Razão Automóvel
RA — A eletrificação está a trazer novos clientes para a Jeep ou os fãs mais hardcore da marca ainda estão a comprar estes novos produtos?

AB — Nós estamos a expandir a nossa base de clientes e vamos fazê-lo ainda mais com o Avenger, porque com ele vamos chegar a clientes mais neutros em género, digamos assim. Estamos à espera de mais clientes femininos e mais jovens.

LEIAM TAMBÉM: Elétricos e híbridos plug-in. Um em cada quatro vendidos em Portugal são da Stellantis

E quando olhamos para o 4xe, que como sabes é o nosso novo 4×4, a percentagem de vendas também subiu. Nós temos sido capazes de manter o cliente Jeep tradicional, mas também de conquistar novos clientes.

Quando experimentas um Wrangler 4xe e percebes o que consegues fazer, essa é a melhor resposta para eles (os fãs mais hardcore ou tradicionais da Jeep). Como eu estava a dizer, a eletrificação torna a Jeep numa Jeep melhor.

Wrangler vai continuar a ser o ícone

RA — Então isso quer dizer que o Recon 100% elétrico vai ser o carro mais mais off road da marca?

AB — Não vai substituir o Wrangler. O Wrangler vai continuar a ser sempre o nosso ícone, mas o Recon vai ocupar um lugar que está vazio na nossa gama na zona inferior do segmento D-SUV eletrificado.

Jeep Recon

Vai atrair pessoas que realmente procuram um carro mais rectangular com performances impressionantes em termos de capacidade (fora de estrada) e liberdade a céu aberto.

Já o Wagoneer S vai posicionar-se na parte mais elevada do segmento D-SUV eletrificado e vai atrair clientes mais refinados graças ao seu design muito elegante.

Quarto modelo? Ainda é segredo

RA — O Jeep Wagoneer S vai ser um modelo de cinco ou sete lugares? Está previsto algum modelo de sete lugares no futuro? Isto porque a Jeep anunciou quatro novos modelos elétricos até 2025 e nós ainda só conhecemos três (Avenger, Recon e Wagoneer S).

AB — O Wagoneer S vai ter apenas cinco lugares e não está previsto nenhum modelo com sete lugares. Quanto ao quarto modelo, vai ser revelado mais tarde.

Jeep Wagoneer S vista dianteira 3/4
Jeep Wagoneer S

Jeep Gladiator vai ter nova geração

RA — Acerca da pick-up Jeep Gladiator, existe algum plano para a eletrificar?

AB — Não, de momento não. Pode acontecer na nova geração do modelo. Mas de momento não. Na atual geração não.

LEIAM TAMBÉM: Força Diesel à «moda antiga». Teste ao Jeep Gladiator Overland V6 CRD

RA — Mas a nova geração da Jeep Gladiator já está a ser preparada?

AB — Ainda não posso revelar os planos para a nova Gladiator.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler