Notícias Pronto para tudo? Jeep Avenger 4×4 Concept antecipa versão “off road”

Salão de Paris 2022

Pronto para tudo? Jeep Avenger 4×4 Concept antecipa versão “off road”

Com um visual mais aventureiro e tração integral, o Jeep Avenger 4x4 Concept antecipa a versão mais radical do «baby-Jeep».

Jeep Avenger 4x4 Concept vista dianteira 3/4
© Jeep

O Jeep Avenger, revelado ontem no Salão de Paris, é o primeiro 100% elétrico da marca norte-americana, mas não vai abdicar do «ADN aventureiro» que caracteriza a marca.

A prova disso é o protótipo Avenger 4×4 Concept que a Jeep também levou a Paris e deu-nos a conhecer, lado a lado com as versões de produção do seu modelo mais pequeno.

As luzes extra, os ganchos de reboque, os guarda-lamas e vias mais largas, pneus maiores e os mais de 200 mm de distância ao solo não mentem: este Avenger quer chegar mais longe que os restantes.

Jeep Avenger 4x4 Concept vista traseira 3/4

Também por isso vê os ângulos TT majorados: o de ataque é agora de 21º e o de saída passa a ser de 34º, mas o ventral mantém os 20º que vimos no Avenger de duas rodas motrizes. Contudo, já são valores consideravelmente melhores do que os habitualmente oferecidos pelos B-SUV.

Por fim, o Avenger 4×4 Concept conta ainda com um tratamento anti-riscos na grelha e um novo sistema para transporte de carga no tejadilho. Este consiste num conjunto especial de cintas que comprime a bagagem no tejadilho.

É 4×4, mas será exclusivamente elétrico?

De acordo com Christian Meunier, o diretor executivo da Jeep, o Avenger 4×4 Concept é o resultado de uma pergunta: “o que aconteceria se injetássemos as capacidades eletrificadas de tração às quatro rodas da Jeep num conjunto compacto?”.

A grande questão que se coloca, e à qual não obtivemos resposta, é que tipo de motorização este Avenger de tração às quatro rodas faz uso: será 100% elétrico ou será híbrido plug-in?

A Jeep não revelou quaisquer detalhes técnicos deste protótipo, mas a presença da sigla “4xe” na sua traseira pode antecipar o recurso a uma mecânica híbrida plug-in, como acontece em todos os outros modelos da Jeep com esta designação.

Nesse caso, o mais provável seria este Avenger 4xe recorrer a um motor de combustão na dianteira e um motor elétrico para oferecer tração às rodas posteriores.

Outra possibilidade passa por o Jeep Avenger 4×4 Concept marcar a eletrificação total das propostas mais aventureiras da Jeep, recorrendo a dois motores elétricos, um por cada eixo.

Jeep Avenger 4x4 Concept vista dianteira 3/4
É um protótipo, mas não nos admirávamos se chegasse à produção exatamente como o vemos.

Essa possibilidade «ganha força» quando atentamos nas declarações de Meunier, que afirmou: “Aqui em Paris, mostrámos que teremos em breve um portefólio completo de novos modelos Jeep 4×4 totalmente elétricos, com um objetivo claro em mente: tornarmo-nos a marca de SUV eletrificados número um no mundo”.

LEIAM TAMBÉM: Força Diesel à «moda antiga». Teste ao Jeep Gladiator Overland V6 CRD

Seja qual for a opção final, a única certeza é a de que haverá um Avenger com tração às quatro rodas, uma opção rara no segmento B-SUV onde se insere.

E como já pudemos comprovar com vários modelos 4xe da Jeep, a capacidade de evasão e eficácia fora de estrada parece estar garantida:

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler