Notícias O que esconde este Mazda MX-5 com camuflagem?

Fotos-espia

O que esconde este Mazda MX-5 com camuflagem?

Pode parecer apenas um Mazda MX-5 com camuflagem na dianteira, mas neste protótipo já se testam as soluções para a próxima geração.

fotos-espia Mazda MX-5 camuflado vista dianteira 3/4
©Razão Automóvel

Já muito se falou sobre a nova geração do Mazda MX-5e sim, haverá uma — e estas fotos-espia comprovam que a marca nipónica já está a trabalhar nela.

O protótipo de testes «apanhado» parece mostrar apenas um MX-5 atual com camuflagem aplicada ao para-choques, mas não se trata de um facelift — o roadster já tem, afinal, sete anos, tendo sido lançado em 2015.

Contudo, uma observação mais atenta mostra-nos que por baixo da carroçaria deste MX-5 ND já se «escondem» as soluções a adotar pela próxima geração, a NE.

A NÃO PERDER: Mazda MX-5 Shooting Brake. A variante que faltava ao MX-5?
Mazda MX-5 protótipo de testes vista traseira 3/4
Na secção lateral traseira é possível ver um conjunto de fios colado à carroçaria. Estará a Mazda a preparar-se para eletrificar o MX-5? ©Razão Automóvel

Eletrificação a caminho?

O facto de algumas dimensões chave deste protótipo se manterem inalteradas em relação à atual geração — distância entre eixos e largura de vias — levanta a possibilidade de a Mazda se preparar para fazer o mesmo que a Toyota fez com o GR86: desenvolver a nova geração do MX-5 diretamente a partir do antecessor.

Esta opção não é inédita na história do modelo — vimos o mesmo na passagem da geração NA para a NB —, e permitiria à Mazda uma redução de custos de desenvolvimento considerável, algo crucial tendo em conta que esta geração não será desenvolvida em conjunto com a Fiat como aconteceu com o MX-5 ND.

Desta forma, as novidades vão-se concentrar no campo do estilo e da mecânica; e nesta última área a presença de fios colados à carroçaria deste protótipo parece antecipar a muito prometida eletrificação.

Os rumores indicam que esta poderá surgir sob a forma de um leve sistema mild-hybrid, uma solução que permitiria reduzir consumos e emissões sem incrementar em excesso a massa do roadster nipónico — alguns rumores apontam que será até mais leve que o atual, graças à introdução de alguns materiais mais exóticos como fibra de carbono.

Também não há ainda certezas sobre as motorizações do novo MX-5, mas a possibilidade de uma delas ser o motor Skyactiv-X — que por enquanto só está disponível como um 2,0 l de 186 cv —, tem ganho tração, combinando performance e baixos consumos.

Mazda MX-5 protótipo de testes vista traseira
Parece o MX-5 atual, mas este protótipo já esconde um pouco da próxima geração do roadster japonês. ©Razão Automóvel

Fica também por saber se o MX-5 RF, a variante targa com teto metálico, marcará presença na próxima geração — e porque não um MX-5 Shooting Brake?

Quando chega?

A próxima geração do Mazda MX-5 deverá «ver a luz do dia» antes de 2024, mesmo a tempo de ficar em conformidade com os novos regulamentos de segurança da União Europeia.

Sabe esta resposta?
Que modelo «atrasou» o lançamento da primeira geração do Mazda MX-5?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda MX-5 nasceu mais tarde por causa desta «coisa»
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Mazda MX-5 nasceu mais tarde por causa desta «coisa»