Notícias Novo Lexus RX estreia inédito motor híbrido turbo (vídeo)

Apresentação

Novo Lexus RX estreia inédito motor híbrido turbo (vídeo)

Além da inédita motorização híbrida turbo, o novo Lexus RX contará ainda com uma motorização híbrida convencional e outra híbrida plug-in.

Lexus RX 450h

Fundamental para a estratégia de futuro da marca nipónica, a quinta geração do Lexus RX acaba de ser revelada num evento que decorreu em Bruxelas e no qual a Razão Automóvel também marcou presença.

Nesta quinta geração, o RX tem a «responsabilidade» de continuar o trajeto de sucesso iniciado em 1998 pela primeira geração e que se traduziu num total de 3,5 milhões de unidades vendidas desde então.

Para o fazer, o novo RX aposta em três motorizações electrificadas — um híbrido convencional, um híbrido turbo e um híbrido plug-in — num reforço da oferta tecnológica e, claro está, num visual completamente novo.

A NÃO PERDER: Quatro motores no sucessor do LFA? Entrevistámos Spiros Fotinos, Diretor da Lexus Europa

«Ares de família»

Assente na plataforma GA-K, a mesma do NX, mas com uma configuração diferente, o novo RX marca uma evolução considerável face ao seu antecessor.

Mais rígido que o modelo que lhe antecedeu, o novo RX consegue, no entanto, ser 90 kg mais leve. Mantém também o mesmo comprimento do antecessor (4890 mm), mas o novo Lexus RX apresenta mais 60 mm de distância entre eixos, é 10 mm mais baixo e o centro de gravidade é 15 mm mais baixo.

 

Se a isto juntarmos as jantes de até 21” e as vias mais largas (+15 mm à frente e +40 mm atrás), o RX apresenta um visual bem mais dinâmico que o do seu antecessor.

Ainda no campo da estética, o novo Lexus RX não esconde a inspiração na nova linguagem de design da marca japonesa, designada “Next Chapter”.

Na dianteira além da grelha fusiforme já típica da Lexus o novo RX capta atenções graças aos faróis em LED mais compactos e angulosos.

Já na traseira os farolins que se estendem a toda a largura da carroçaria assumem particular destaque.

E o interior?

No interior o novo modelo da Lexus segue o mesmo design já adotado pelos RZ e NX, com o ecrã do sistema de infoentretenimento a assumir particular destaque no habitáculo.

VEJAM TAMBÉM: Este é o renovado Lexus ES 2022. Alternativa ao Série 5, Classe E e A6?

Com generosas 14” este alberga um sistema de infoentretenimento cuja CPU é 3,6 vezes mais rápida que a do sistema usado pelo antigo RX.

Por falar neste novo sistema, este inclui o assistente de voz inteligente “Hey Lexus”, conta com sistema de navegação de série e tem ainda Apple CarPlay sem fios e Android Auto com fios.

Já nas versões de topo está disponível um novo sistema áudio Mark Levinson Premium Surround Sound com 21 colunas que foi otimizado com base na arquitetura interior do SUV japonês.

Três motores, todos eletrificados

O novo Lexus RX vai estar disponível na Europa com uma gama de três motorizações, todas elas eletrificadas e todas elas vão estar também disponíveis em Portugal.

Na base encontramos o RX 350h. Este recorre a um quatro cilindros de 2.5 l de capacidade, que funciona de acordo com o mais eficiente ciclo Atkinson, e é associado à quarta geração do sistema híbrido da Lexus, anunciando uma potência máxima combinada de 180 kW (245 cv) e 335 Nm.

Lexus RX

Acima deste encontramos o RX 450h+, o primeiro Lexus RX híbrido plug-in. Este «casa» o mesmo quatro cilindros de 2.5 l com um motor elétrico traseiro para oferecer uma potência máxima combinada de 225 kW (306 cv) e 572 Nm de binário.

A alimentar o motor elétrico encontramos uma bateria com 18,1 kWh de capacidade que permite percorrer até 65 km em modo 100% elétrico. Capaz de alcançar os 100 km/h em cerca de 7s, o RX 450h+ anuncia uma média de consumos de apenas 1,2 l/100 km e emissões de CO2 de 26 g/km.

RX 500h, híbrido turbo e o mais desportivo

A grande novidade é, no entanto, o RX 500h, a versão mais potente do SUV nipónico. Trata-se do primeiro híbrido com turbocompressor na história da Lexus, recorrendo a um quatro cilindros de 2.4 l de capacidade.

Em combinação com o denominado e-Axle, que integra um motor elétrico de 80 kW (109 cv), caixa redutora e uma ECU, posicionado diretamente no eixo traseiro, o RX 500h oferece 273 kW (371 cv) de potência máxima combinada e 645 Nm de binário máximo combinado.

Com a transmissão a estar a cargo de uma caixa automática de seis velocidades, ao invés das habituais caixas de variação contínua, o mais potente dos novos RX consegue acelerar até aos 100 km/h em 5,9s.

Lexus RX

Particularmente focado no desempenho dinâmico, o Lexus RX 500h recorre ao sistema DIRECT4, estreado no RZ 450e. Este sistema equilibra constantemente a potência e o controlo de binário entre os eixos dianteiro e traseiro, mudando automaticamente a força de tração entre os dois eixos em milissegundos.

Por fim, e sempre a pensar no desempenho dinâmico, o novo Lexus RX 500h conta ainda com um eixo traseiro direcional e as pinças dos travões dianteiros estão posicionadas no lado oposto ao habitual.

VEJAM TAMBÉM: Ficou mais competitivo? Testámos o Jaguar F-Pace P400e, o primeiro híbrido plug-in

O foco numa maior desportividade do Lexus RX 500h fica ainda patente por ser o único a estar disponível na versão F SPORT. Esta traz detalhes exclusivos na grelha dianteira, nas saias laterais e nos para-choques dianteiros e traseiros.

Tecnologia reforçada

Como seria de esperar, esta nova geração trouxe ao Lexus RX um considerável reforço da oferta tecnológica, principalmente ao nível dos sistemas de segurança e ajuda à condução.

Assim sendo, a quinta geração o Lexus RX conta com o “Lexus Safety System+” de terceira geração. Este conta com melhorias em diversos sistemas, como no cruise control adaptivo ou no sistema de pré-colisão que passou a detetar motos e outros objetos.

Lexus RX

Oferecido de série, o “Lexus Safety System+” pode ser reforçado com sistemas como a assistência à mudança de faixa ou o alerta de tráfego cruzado frontal.

Ainda no campo dos sistemas de segurança e ajuda à condição, o RX conta ainda com um sistema pré-colisão com Active Steering Assist, que consegue assumir a direção ao mesmo tempo que aciona os travões para evitar uma colisão.

Quando chega?

O novo Lexus RX chega ao mercado nacional no início de 2023, com a produção a arrancar em outubro, no Japão. Ainda não foram revelados os preços deste novo modelo da Lexus.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Lexus UX 250h?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Lexus UX 250h. O que vale a resposta nipónica?