Notícias Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo: “A minha referência de qualidade é a Lexus”

Indústria

Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo: “A minha referência de qualidade é a Lexus”

O lançamento do Tonale levou Jean-Philippe Imparato, o CEO da Alfa Romeo, a exigir o elevar da qualidade do modelo e aponta a Lexus como referência.

Alfa Romeo Tonale

Foi durante a apresentação internacional do Alfa Romeo Tonale em Itália, na qual a Razão Automóvel esteve presente, que o diretor executivo da marca italiana, Jean-Philippe Imparato, referiu-se à japonesa Lexus como a referência a seguir em qualidade.

Se não é propriamente novidade na indústria automóvel ver marcas terem outras como referências, seja no geral ou em parâmetros mais específicos, não deixa de surpreender esta referência à Lexus pelo responsável máximo da Alfa Romeo.

Isto porque Imparato já tinha dito antes, desde que assumiu a liderança da Alfa Romeo em 2021, que era a BMW a referência a seguir à geral.

VEJAM TAMBÉM: Primeiro teste em vídeo ao Alfa Romeo Tonale. O mais importante de sempre?

O Alfa Romeo Tonale, por exemplo, sempre teve no BMW X1 o ponto de referência para o seu desenvolvimento, apesar de não faltarem rivais no segmento.

Só que no tópico particular da qualidade, onde a Alfa Romeo procura equiparar-se às rivais premium, Jean-Philippe Imparato estabeleceu como prioridade o de elevá-la substancialmente.

E a escolha da Lexus como referência neste tópico específico da qualidade, diz muito sobre a ambição de Imparato para a Alfa Romeo. Se há algo em que não podemos apontar à Lexus é na qualidade, em particular na montagem e na escolha dos materiais que encontramos no interior dos seus modelos, que contribuem para uma elevada percepção a bordo de robustez e também refinamento.

A Lexus não se fica pela percepção da qualidade, quando constatamos as posições cimeiras alcançadas habitualmente pela marca japonesa nos mais diversos estudos independentes sobre este tópico.

Atraso justificado

Uma das primeiras decisões tomadas por Imparato quando assumiu o cargo de diretor executivo da Alfa Romeo foi o de adiar o lançamento do Tonale em 12 semanas.

Na altura veio a público que o atraso se devia, sobretudo, à performance pouco convincente da variante híbrida plug-in do Tonale, a primeira do género a equipar um Alfa Romeo. E isso foi conseguido, com os declarados 275 cv de potência máxima combinada a superarem os 240 cv previstos originalmente, os mesmos do Jeep Compass 4xe, do qual o Tonale herda a cadeia cinemática.

Alfa Romeo Tonale EDIZIONE SPECIALE
Edição especial de lançamento tem por base o nível de equipamento Veloce.

Não foi a única razão para adiar o lançamento do SUV. Mais recentemente, Jean-Philippe Imparato comentou sobre o assunto e que acaba por se relacionar com este foco renovado sobre a qualidade.

"Queria ter a certeza que a qualidade do Tonale seria perfeita desde o primeiro dia, mas também que oferecesse conectividade e um interface de última geração."

Jean-Phillipe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo

O Alfa Romeo Tonale já se encontra disponível para encomenda em Portugal, por enquanto, apenas na versão especial de lançamento “Edizione Speciale”, equipada com o novo 1.5 Hybrid TCT de 130 cv, por 39 000 euros.

Fonte: Automotive News