Notícias Este é o maior Defender de sempre. Todos os números do Defender 130

Apresentação

Este é o maior Defender de sempre. Todos os números do Defender 130

O Land Rover Defender 130 foi finalmente revelado. Neste artigo podem conhecer todos os números do maior Defender de sempre.

Land Rover Defender 130

Depois das fotos-espia e até dos registos de patentes, o Land Rover Defender 130 foi, finalmente, revelado ao público.

Com 5358 mm de comprimento, o Defender 130 é, de longe, o maior Defender de sempre e até é um pouco maior do que os BMW X7 e Mercedes-Benz GLS com os quais quer concorrer.

É também o único SUV do segmento que pode transportar — opcionalmente — oito passageiros (disposição 2+3+3), com destaque para o facto de os bancos das duas filas posteriores estarem organizadas num formato de «anfiteatro», ou seja, a última fila de bancos está montada numa posição um pouco mais elevada do que a segunda fila.

TODOS OS PREÇOS: Land Rover Defender 130. Todos os preços do maior Defender de sempre
Land Rover Defender 130

Quanto cresceu?

Para se tornar no maior Defender de sempre, o novo Defender 130 cresceu 34 cm face ao Defender 110 que já conhecemos e testámos.

Esses centímetros extra foram todos «ganhos» atrás do eixo traseiro — é evidente o vão traseiro bem maior — e não numa maior distância entre eixos, que se mantém nos 3022 mm. Por essa razão, do pilar C para a frente as duas versões do jipe britânico são exatamente iguais.

O maior comprimento do Defender 130 permitiu assim, não só ganhar espaço para a terceira fila de bancos como conseguir uma bagageira «gigantesca».

Com apenas duas filas de bancos montadas a capacidade da bagageira ascende aos 1232 l — contra os já generosos 786 l para o Defender 110. Mesmo com a terceira fila de bancos montada a capacidade da bagageira fixa-se nos 389 l, um valor superior ao oferecido por alguns modelos do segmento C!

A NÃO PERDER: P300e. O que vale a versão híbrida plug-in do Land Rover Discovery Sport?

O que mais mudou?

O aumento das dimensões até pode ser o maior destaque do Defender 130, mas as novidades não se ficam por aqui.

No interior, além da terceira fila de bancos opcional, o maior dos Defender recebeu um ecrã central curvo de maiores dimensões para albergar o sistema PiviPro. Com 11,4”, este é idêntico aos dos Defender 90 e 110 com motor V8.

Além disto, o Defender 130 conta ainda com uma versão especial de lançamento — adequadamente apelidada de First Edition — que o torna ainda mais exclusivo.

E os motores?

No total o Land Rover Defender 130 apresenta-se com quatro motorizações, duas a gasolina e duas Diesel. Todas surgem associadas a um sistema mild-hybrid de 48 V e a uma caixa automática de oito relações da ZF e todas consistem no seis cilindros em linha com 3,0 l de capacidade da família Ingenium.

Começando pela oferta a gasolina, esta divide-se entre as versões P300 e P400. A primeira extrai 300 cv e 470 Nm, enquanto na segunda a potência sobe para os 400 cv e o binário ascende aos 550 Nm.

Land Rover Defender 130
Quem viaja na terceira fila de bancos tem direito a tomadas USB-C. Há ainda um segundo teto panorâmico e, em opção, o Defender 130 pode ser equipado com ar-condicionado de quatro zonas.

Quanto às opções Diesel — D250 e D300 — no primeiro caso temos 250 cv e 600 Nm de binário enquanto no segundo esses valores sobem para os 300 cv e 650 Nm.

A NÃO PERDER: Testámos o novo Range Rover Evoque. Qual é a razão do sucesso? (vídeo)

Pronto para tudo

Tendo em conta que falamos de um Land Rover, não podíamos dar por terminado este artigo sem abordar as sempre importantes capacidades off road.

Ora, uma rápida análise dos números revela-nos que o Defender 130 continua a fazer jus aos pergaminhos da marca neste capítulo.

O ângulo de ataque é de 37,5º, o ventral de 27,8º e o de saída de 28,5º. Se os primeiros valores são idênticos aos do Defender 110, o ângulo de saída é notavelmente inferior aos 40º, consequência do vão traseiro alongado. Igual ao Defender 110 é também a altura ao solo que se fixa nos 290 mm e a capacidade de vau de 900 mm. Nota ainda para a capacidade para rebocar cargas com até 3000 kg.

O novo Land Rover Defender 130 já está disponível para encomenda em Portugal.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Portaro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quando o “nosso” Portaro foi testado pela TV britânica