Notícias Skoda Afriq. O Kamiq «todo o terreno» feito pelos aprendizes da Skoda

One-off

Skoda Afriq. O Kamiq «todo o terreno» feito pelos aprendizes da Skoda

Os estagiários da Skoda voltaram a «fazer das suas» e criaram o Skoda Afriq, um Kamiq pronto para ralis e bajas.

Skoda Afriq

Depois do Scala roadster, do Karoq descapotável e do Kodiaq pick-up — mencionando apenas alguns exemplos — os estagiários da Skoda criaram o Skoda Afriq, uma versão bem mais aventureira do conhecido Skoda Kamiq.

Visualmente, apesar das semelhanças, é impossível confundir o Afriq com o Kamiq. A proposta dos estagiários da marca checa passou por aumentar a altura ao solo e abdicar das portas traseiras. Estas foram soldadas à carroçaria, transformando o Afriq num modelo com apenas três portas, algo raro na Skoda.

Com um sistema de tração integral herdado do Skoda Octavia, o Afriq apresenta-se com um 2.0 TSI de 190 cv também «herdado» do best-seller da Skoda. Para acomodar a nova mecânica foi preciso modificar o sistema de escape e a caixa DSG de sete velocidades.

LEIAM TAMBÉM: Enyaq Coupé RS iV. Já conduzimos o Skoda mais potente de sempre

Pedigree de competição

Para criar este one-off os aprendizes da Skoda foram também procurar inspiração (e componentes) ao Fabia Rally2 evo.

No interior essa inspiração é evidente, com o Afriq a abdicar de um tabliê convencional e a apresentar-se com os bancos de competição e volante do carro de ralis, uma roll cage, cintos de seis apoios e ainda um sistema de navegação da Garmin.

Contudo, no interior o maior destaque vai para o sistema que extrai a humidade do atmosfera e a transforma em água potável.

Já no exterior, o Skoda Afriq destaca-se pelos para-choques redesenhados, pelo seu esquema de cores e pelos elementos «herdados» do Fabia Rally2 evo como os faróis adicionais, a entrada de ar no tejadilho ou o spoiler traseiro.

Tal como aconteceu com as restantes criações dos estagiários da Skoda, também o Afriq vai ser apenas um one-off —um modelo único — não havendo planos para a sua entrada em produção.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Skoda Scala?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Skoda Scala. TDI ou TSI, eis a questão
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o Skoda Scala. TDI ou TSI, eis a questão