Antevisão
Fiat quer ser “Tesla do povo”. Que novidades estão a caminho?
A Fiat prepara-se para lançar quatro novos modelos: de um novo "Punto" a um novo Panda e aposta forte na eletrificação.

Após uma década onde a Fiat tem estado como a «pão e água» na Europa, com poucos recursos, o que tem limitado as possibilidades de renovação e crescimento, agora na Stellantis, abrem-se novas possibilidades com várias novidades a caminho.
A confirmação vem do próprio Olivier François, diretor executivo da Fiat, em declarações à publicação britânica Autocar, anunciando quatro novos modelos para a Europa previstos entre 2023 e 2026, ao ritmo de um por ano.
Uma forte aposta na eletrificação, com a Fiat a querer ser a “Tesla do povo”. “Elétricos para todos” é o que defende François para a Fiat, ainda que reconheça que para isso acontecer, os custos da eletrificação têm de descer.
VEJAM TAMBÉM: Fiat Panda. Produção prolongada até 2026, mas a sua comercialização na UE também?
Só assim poderão alcançar o objetivo de serem a primeira marca europeia de volume a ser exclusivamente elétrica a partir de 2027 ou até mais cedo, se possível.
“Novo Punto” em 2023, mas não se chamará Punto
O primeiro passo nessa direção será dado com um novo modelo com dimensões de um Fiat Punto, mas que não se chamará Punto, segundo François.
O Punto foi durante mais de duas décadas o best seller da Fiat na Europa, mas após o fim da sua produção 2018, a Fiat deixou de estar representada num segmento histórico para si, ausência que será revertida já no próximo ano.

Estando na Stellantis, o novo “Punto” será baseado na plataforma CMP, a mesma que equipa modelos como o Peugeot 208 e o Opel Corsa. Sendo uma plataforma multi-energias, o novo modelo terá versões com motores de combustão interna e 100% elétricas, como já existe nos 208 e Corsa.
Mais crossovers e SUV
Depois desse modelo, um dos três que sairão da fábrica da Stellantis em Tychy, na Polónia — os outros serão um Jeep posicionado abaixo do Renegade e também um pequeno SUV para a Alfa Romeo que tem sido chamado de Brennero —, a Fiat deverá lançar mais três crossovers ou SUV.
Num mundo automóvel dominado por crossovers e SUV, a Fiat é das poucas marcas que carece de oferta neste domínio: de momento só tem o 500X. Um cenário que a marca está apostada em mudar nos próximos anos.

Prometidos estão três novas propostas e uma delas chamar-se-á Panda. O citadino assumirá em definitivo a sua natureza mais aventureira e também deverá subir um patamar em tamanho e posicionamento.
Olivier François promete um novo Panda mais próximo do «espírito» do original, ou seja, mais minimalista e rústico do que o atual. O «chefe» da Fiat sugere ainda que será aquele modelo que mais «beberá» do concept Centoventi apresentado em 2019.

Acima do Panda é de esperar um SUV de maiores dimensões, mas a Fiat ao dizer que se concentrará nos segmentos compactos, com nada acima dos 4,5 m de comprimento, este novo modelo aponta claramente ao segmento C, onde reside o Tipo.
O outro crossover ou SUV pertencerá à família 500, posicionando-se a meio entre o novo 500, a terceira geração do citadino que é exclusivamente elétrica, e o SUV compacto 500X, com Olivier François a afirmar que será “chique e urbano”.
E mais?
Fica por saber se haverá sucessores para os 500X ou para o Tipo, dois modelos que já contam com bastantes anos no mercado.
Se dúvidas permanecem sobre o destino a dar ao Tipo — Olivier François não deixa pistas nenhumas sobre uma nova geração —, no caso do 500X há mais certezas, ainda que tenha deixado no ar a possibilidade de que não venha a ter um sucessor direto.
Além da Europa, também a próspera divisão sul-americana da Fiat continuará o seu plano de expansão e faz parte dos ambiciosos planos de renovação que Olivier François tem para a Fiat: “Nos próximos cinco anos, vamos lançar um carro por região por ano e globalmente vamos criar modelos que serão comuns em todo o mundo, que é algo que temos tido dificuldade no passado”, afirmou.
O objetivo é o de conseguir uma gama com 10 modelos nucleares, onde se incluem quatro veículos comerciais ligeiros, a Strada (exclusiva para o mercado sul-americano), e cinco veículos globais.
Fonte: Autocar
Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL