Notícias Fiat Pulse Abarth. Este é o primeiro SUV da marca do escorpião, mas não vem para a Europa

Apresentação

Fiat Pulse Abarth. Este é o primeiro SUV da marca do escorpião, mas não vem para a Europa

A Abarth vai regressar ao Brasil e o Fiat Pulse Abarth, um pequeno SUV, é o primeiro «escorpião» a ser revelado.

Fiat Pulse Abarth

O Fiat Pulse Abarth destaca-se, desde logo, por ser o primeiro SUV a ostentar o símbolo do escorpião — após muitos rumores não concretizados de que seria o 500X — e por também marcar o regresso da Abarth ao Brasil.

A marca do escorpião encontra-se ausente do Brasil há vários anos — desde o Stilo Abarth e dos primeiros 500 Abarth — e vai regressar, não como uma linha desportiva, mas como marca própria, à imagem do que acontece na Europa.

O Pulse Abarth é o primeiro, mas outros já estão previstos. Talvez o mais surpreendente seja um inédito «SUV Coupé» que vai estrear este ano, que tem sido chamado de Fastback (em alusão ao formato da carroçaria) e contará também com uma versão «envenenada».

VEJAM TAMBÉM: Primeiro Abarth 500 elétrico a caminho, mas ainda à procura da «voz» certa
Fiat Pulse Abarth

Ainda sem especificações técnicas

Por agora apenas foram reveladas as primeiras imagens do Pulse Abarth — apresentado durante o Big Brother Brasil e o modelo será o prémio do vencedor —, não tendo sido ainda divulgadas quaisquer especificações técnicas.

Os meios especializados brasileiros avançam, no entanto, que por debaixo do capô do inédito modelo estará uma versão do Firefly de quatro cilindros em linha com 1,3 l de capacidade e turbo — que também equipa o Fiat 500X e o Jeep Renegade na Europa, por exemplo —, com uma potência de até 185 cv.

Fiat Pulse Abarth

De resto, nada mais se sabe a não ser o que podemos ver nestas primeiras imagens.

O Pulse Abarth distingue-se dos outros Pulse pela sua aparência mais desportiva, destacando-se o para-choques dianteiro de desenho específico e o símbolo da marca do escorpião em grande destaque na grelha dianteira.

As rodas são também de maiores dimensões (estima-se que as jantes tenham 18″) e na traseira sobressai a dupla saída de escape. A decoração é também específica, com apontamentos a vermelho, mas bastante familiar, sendo similar á que vemos, por cá, nos pequenos Abarth 595 e 695.

Quando chega?

O Fiat Pulse Abarth chegará ao Brasil no último trimestre do ano e não virá para a Europa.

No «velho continente» veremos a Fiat lançar também um pequeno crossover equivalente ao Pulse — posicionado abaixo do 500X — em 2023. Será o primeiro da marca a assentar sobre o hardware ex-PSA, recorrendo à plataforma CMP que equipa modelos como o Peugeot 2008 ou o Opel Mokka.

Fiat Pulse Abarth

Terá uma versão Abarth? Não sabemos e ainda não «ouvimos» rumores sobre tal possibilidade.

A única certeza é que o futuro da Abarth na Europa passará pelo lançamento, ao que tudo indica em 2023, do seu primeiro modelo elétrico, derivado do novo 500.