Apresentação

SEAT Ibiza renovado. Igual por fora, mas totalmente novo por dentro

Se por fora as diferenças são mínimas, por dentro o interior do atualizado SEAT Ibiza podemos quase falar em revolução. Fiquem a par de todas as novidades.

Lançado em 2017, a atual do geração do SEAT Ibiza recebe agora uma bem vinda atualização, com o grande destaque da mesma a estar no seu interior, todo ele profundamente remodelado.

Por fora, no entanto, praticamente não existem diferenças. Além dos faróis em LED passarem a ser de série em toda a gama (Full LED opcional), os únicos elementos novos estão na nova assinatura cursiva do modelo presente na bagageira — estreada pelo Tarraco e já adotada pelo novo Leon —, e no logótipo da SEAT, que passa a ter dois tons de cromado (brilhante e mate). E, claro, há também jantes de novo desenho de 17″ e 18″.

Regressando ao seu interior, é impossível não reparar no novo tabliê. Este assume uma disposição dos seus componentes próxima à que vimos no Leon, destacando-se o posicionamento das saídas de ventilação centrais e do ecrã de infoentretenimento que surge invertido em relação ao Ibiza que conhecíamos.

TAMBÉM FOI RENOVADO: SEAT renovou o Arona e deu-lhe um interior totalmente novo

Assim, o ecrã tátil do sistema de infoentretenimento — 8,25″ ou 9,2″ — passa a estar numa posição mais elevada e ergonomicamente correta. Outra diferença para o Leon é o facto de o Ibiza manter ainda comandos físicos para a climatização. Há também novas saídas de ventilação circulares nas extremidades do tabliê que podem ser iluminadas (Xcellence e FR), fazendo parte da iluminação ambiente.

O volante multifunções é também novo e recebe um novo revestimento em Nappa (Xcellence e FR), mais agradável ao toque. Por falar em revestimentos, estes também mudaram: há um novo material mais suave ao toque no tabliê, e os bancos também ganharam novos revestimentos em tecido.

SEAT Ibiza 2021

Mais tecnologia

O renovado SEAT Ibiza viu também os seus argumentos tecnológicos reforçados. A tecnologia Full Link — compatível com Apple CarPlay e Android Auto — é agora sem fios e o infoentretenimento passa a ter comandos por voz, por exemplo.

Ao nível dos assistentes à condução, o Ibiza passa a poder contar com o Travel Assist (Assistente de Viagem, que combina a ação do cruise control adaptativo com o assistente de faixa de rodagem), ou seja, passa a permitir condução semiautónoma (nível 2). Conta ainda com o Assistente Lateral, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Assistente de Máximos.

VEJAM TAMBÉM: Carlos Galindo, diretor de marketing da CUPRA. “Podem esperar o inesperado”

Seis opções motrizes à escolha

Ao nível das motorizações não há surpresas. No total são seis, com cinco delas a gasolina e uma bi-fuel, a GNC (gás natural comprimido) — os motores Diesel deixaram de fazer parte do Ibiza e também do Arona o ano passado. Temos então as seguintes motorizações:

  • 1.0 MPI — 80 cv e 93 Nm; caixa manual de 5 vel.;
  • 1.0 EcoTSI — 95 cv e 175 Nm; caixa manual de 5 vel.;
  • 1.0 EcoTSI — 110 cv e 200 Nm; caixa manual de 6 vel.;
  • 1.0 EcoTSI — 110 cv e 200 Nm; DSG (dupla embraiagem) de 7 vel.;
  • 1.5 EcoTSI — 150 cv e 250 Nm; DSG (dupla embraiagem) de 7 vel.;
  • 1.0 TGI — 90 cv e 160 Nm; caixa manual de 6 vel.

De momento ainda não foi anunciado a data de lançamento do renovado SEAT Ibiza para Portugal nem o seu preço.

Mais artigos em Notícias