Notícias SEAT renovou o Arona e deu-lhe um interior totalmente novo

Apresentação

SEAT renovou o Arona e deu-lhe um interior totalmente novo

O SEAT Arona, o mais pequeno SUV da marca atualizou-se e recebeu alguns retoques visuais no exterior e ganhou um interior totalmente novo. Vejam tudo o que mudou.

SEAT Arona Xperience

Desde que foi lançado, em 2017, o SEAT Arona já vendeu mais de 350 000 exemplares, estabelecendo-se rapidamente como um dos modelos mais importantes da marca espanhola.

Agora, quatro anos depois, acaba de sofrer a habitual atualização de meio ciclo de vida e apresenta-se com muitas novidades para dar continuidade à sua história de sucesso.

As mudanças estéticas existem, mas estão longe de ser radicais, com a SEAT a concentrar quase todos os esforços no interior.

A NÃO PERDER: SEAT Ibiza renovado. Igual por fora, mas totalmente novo por dentro
SEAT Arona FR
Versão FR volta a ser a proposta mais desportiva da gama.

Este é praticamente todo novo e apresenta uma melhor ergonomia, mais conectividade, telas de maiores dimensões e, acima de tudo, mais qualidade — a mesma intervenção foi efetuada no Ibiza, revelada em simultâneo com este Arona. Alinha-se, assim, com a restante gama da marca de Martorell, que recentemente renovou os SUV Ateca e Tarraco e lançou uma nova geração do Leon.

Imagem exterior mudou… pouco

No exterior, o que mais salta à vista é o novo para-choques dianteiro e os faróis de nevoeiro reposicionados (opcionais). Estão localizados numa posição mais elevada e são circulares. Somos só nós a achar que são inspirados nos do CUPRA Formentor?

Os faróis passam a contar de série com tecnologia LED — Full LED opcional — e juntamente com a nova grelha do radiador ajudam a criar uma identidade visual distinta para este B-SUV, que procura uma imagem de maior robustez, sobretudo no novo nível de equipamento Xperience, que força os atributos de todo o terreno.

SEAT Arona Xperience
Nível de equipamento Xperience reforça os atributos “off road” deste B-SUV. As proteções de para-choques mais robustas são exemplo disso.

Atrás, destaca-se a introdução de um novo spoiler e um novo difusor de ar, bem como o nome do modelo em relevo manuscrito, um detalhe que já tínhamos visto nos mais recentes modelos da marca espanhola.

O desenho exterior do renovado Arona fica completo com os três novos designs de jantes, que variam entre os 17” e os 18”, e com a palete de 10 cores que inclui três estreias absolutas: Verde Camouflage, Azul Asphalt e Azul Sapphire. A isto ainda se podem somar três tonalidades distintas para o tejadilho (Preto Midnight, Cinzento Magnetic e o novo Branco Candy), o que permite que cada Arona possa ser personalizado ao nosso gosto.

SEAT Arona FR
Versão FR não conta com os novos faróis de nevoeiro arredondados.

No total, estarão disponíveis quatro níveis de equipamento para o novo SEAT Arona: Reference, Style, Xperience (substitui o Xcellence) e FR.

VEJAM TAMBÉM: Testámos o renovado SEAT Ateca. Mudou pouco, mas foi suficiente?

Revolução no interior

O interior do Ateca já começava a acusar a idade e a SEAT percebeu isso, corrigindo essa situação nesta renovação do seu SUV mais pequeno. O resultado é uma completa revolução no interior, que registou melhorias a quase todos os níveis.

SEAT Arona FR
Habitáculo foi completamente redesenhado e apresenta uma melhor montagem, novos acabamentos e ecrãs de maiores dimensões.

Um dos maiores destaques deste habitáculo é o novo sistema de infoentretenimento com um ecrã de 8.25” (ou 9,2” opcional) em posição central. Esta painel foi colocado numa posição mais elevada (o que permite melhorar a ergonomia, a segurança e a facilidade de utilização) e faz equipa com o Digital Cockpit com 10,25”, para um interior completamente digital.

A NÃO PERDER: Testámos o Skoda Karoq Sportline 2.0 TDI. O mais apetecível dos Karoq?

Através do sistema Full Link, é possível integrar o smartphone sem fios com o sistema de infoentretenimento através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Estão ainda disponíveis funcionalidades online (para informação de trânsito, estacionamento, estações de serviço ou rádio por internet) e os serviços SEAT CONNECT.

A SEAT afirma que também foram feitas melhorias ao nível da montagem e dos acabamentos, para uma qualidade geral superior. Isso faz-se sentir no novo volante multifunções em Nappa (de série nos Xperience e FR) e no novo tabliê. As grelhas de ventilação contornadas por luzes LED também são novidade.

VEJAM TAMBÉM: Testámos o Audi Q2 30 TFSI, com o motor menos potente. É preciso mais?

Mais segurança

O renovado SEAT Arona viu ainda reforçado o leque de sistemas de ajuda à condução e além de continuar a contar com o reconhecimento de cansaço, Front Assist e cruise control adaptativo, passa a oferecer o assistente de viagem que proporciona condução semiautónoma a qualquer velocidade, assegurando que o veículo mantém a velocidade ao ritmo do tráfego, assistente de faixa de rodagem (mantém o veículo centrado na faixa) e reconhecimento de sinais de trânsito.

A isto ainda se soma um novo assistente lateral que permite mudar de faixa em segurança, sistema de monitorização dos ângulos mortos de visão em até 70 metros, o assistente de máximos e o Park Assist.

SEAT Arona Xperience
Existem três novos desenhos de jantes, que podem variar entre 17” e 18”.

E os motores?

O novo SEAT Arona está disponível com quatro blocos a gasolina (EcoTSI), com potências que variam entre os 95 cv e os 150 cv, e com uma unidade GNC (Gás Natural Comprimido) com 90 cv. Todos os motores a gasolina contam com turbo e tecnologia de injeção direta:

  • 1.0 EcoTSI — 95 cv e 175 Nm; caixa manual de 5 vel.;
  • 1.0 EcoTSI — 110 cv e 200 Nm; caixa manual de 6 vel.;
  • 1.0 EcoTSI — 110 cv e 200 Nm; DSG (dupla embraiagem) de 7 vel.;
  • 1.5 EcoTSI — 150 cv e 250 Nm; DSG (dupla embraiagem) de 7 vel.;
  • 1.0 TGI — 90 cv e 160 Nm; caixa manual de 6 vel.

Não está prevista qualquer versão do Arona com mecânica híbrida, seja híbrida convencional ou plug-in, e muito menos uma versão exclusivamente elétrica. As variantes eletrificadas do pequeno SUV espanhol só devem chegar na próxima geração.

A NÃO PERDER: 1.5 TSI 130 cv Xcellence. Será este o SEAT Leon mais equilibrado?

Quando chega?

O novo SEAT Arona chega aos concessionários portugueses no próximo verão, mas a SEAT ainda não revelou qualquer informação acerca dos preços.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia elétrica anunciada do SEAT Leon e-HYBRID?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Leon e-HYBRID FR. O que vale o primero híbrido plug-in da SEAT?