Mercado

Peugeot 208 é o novo “rei” das vendas na Europa

Apesar de um mercado europeu ainda em dificuldades, o Peugeot 208 assumiu a liderança do mercado automóvel no "velho continente".

O Peugeot 208 foi o automóvel mais vendido na Europa em fevereiro, assumindo também a liderança no acumulado (janeiro-fevereiro), um feito inédito pelo modelo. Não foi o único Peugeot a registar uma excelente performance comercial: o 2008 foi o segundo mais vendido no mesmo período, sendo agora o quarto veículo mais vendido na Europa em 2021.

Uma performance notável, tendo em conta que o mercado automóvel europeu teima em manter-se no vermelho, registrando uma quebra de 21% nos primeiros dois meses deste, após um 2020 muito complicado devido (ainda) aos efeitos da pandemia.

A subida do Peugeot 208 à liderança do mercado europeu, no entanto, não foi impedimento para o utilitário francês registar uma quebra nos números de vendas relativamente a 2020. As vendas do modelo caíram, até agora 13,5%, mas como é possível constatar, caiu menos que a generalidade do mercado.

VEJA TAMBÉM: Renault Clio vs Peugeot 208. QUAL É O MELHOR?
Peugeot 208, Peugeot 208 GT Line, 2019

No caso do Peugeot 2008 a história é outra. A sua ascensão na tabela de vendas traduz-se numa subida superior a 50% em fevereiro e de 64% no acumulado em relação a 2020 — justificado, em parte, pelo seu lançamento no mercado em março/abril de 2020, pelo que os dois primeiros meses do ano passado são vendas que se referem ao antecessor que estava de saída.

O sucesso da Peugeot na Europa também encontra paralelo em Portugal, onde reportámos não faz muito tempo o alcançar de um resultado histórico: uma quota de mercado de 19%:

VEJA TAMBÉM: Soma e segue. Peugeot lidera vendas em fevereiro e alcança resultado histórico
peugeot 2008 portugal 2020
Peugeot 2008

Os outros

Apesar da performance depressiva do mercado, tem dado azo a muitas novidades no Top 10 europeu. O mês passado vimos o Toyota Yaris ser o automóvel mais vendido na Europa e a sua excelente performance comercial manteve-se em fevereiro, sendo, no acumulado o segundo automóvel mais vendido. Além do 2008, o Yaris é o outro modelo no Top 10 que regista uma subida de vendas, quase 7% mais do que nos dois primeiros meses de 2020.

O líder habitual, o Volkswagen Golf, está em terceiro, mas continua a registar quebras de vendas substanciais, acima das do mercado. Também o Renault Clio, o arquirrival do 208, e por norma o mais vendido entre os utilitários, tem registado quebras superiores à do mercado, estando agora em 5º lugar, atrás do 2008.

No restante Top 10 encontramos o Fiat Panda, Opel Corsa, Citroën C3, Skoda Octavia e o “nosso” Volkswagen T-Roc, separados por pouco mais de 2000 unidades no acumulado de 2021. Apesar de todos eles estarem também em terreno negativo (estão a vender menos que em 2020), tal como o 208, não estão a cair tanto como o restante mercado.

Mais artigos em Notícias