Notícias Audi Q9, és tu? Novo SUV de grandes dimensões apanhado

Fotos-espia

Audi Q9, és tu? Novo SUV de grandes dimensões apanhado

Várias vezes previsto, o Audi Q9, o maior dos SUV da marca, é um veterano no mundo dos rumores. Estas fotos-espia mostram que poderá estar perto de acontecer.

Audi Q9 fotos-espia

Desde pelo menos 2013 que tem havido rumores à volta de um Audi Q9, um SUV de grandes dimensões, o maior de todos os SUV da marca dos quatro anéis. Após estes anos todos, os rumores poderão, finalmente, transformar-se em realidade.

Estamos a ver os primeiros indícios de que a Audi poderá estar a trabalhar num futuro rival para modelos como o Mercedes-Benz GLS ou o BMW X7, mas a verdade é que não existem ainda certezas absolutas sobre o que realmente é este protótipo de testes.

As dúvidas sobre o que é surgem quando analisamos as imagens com mais algum detalhe.

VÊ TAMBÉM: Jeep para a família. Novo SUV de 7 lugares chega este ano
Audi Q9 Foto-espia
Volkswagen Atlas
Volkswagen Atlas

O protótipo de testes foi apanhado perto das instalações de testes do Grupo Volkswagen na Suécia e parece não ser mais que um Volkswagen Atlas — o maior SUV da marca alemã vendido na América do Norte —, cuja dianteira foi substituída por outra tipicamente Audi (a grelha Singleframe assim o denuncia). Também a traseira é diferente do grande SUV da Volkswagen, integrando óticas traseiras distintas.

Será ainda uma mula de testes inicial? Talvez, porém, não deixa de ser intrigante que, quando visto de perfil, mantenha exatamente as mesmas proporções do Atlas (a área vidrada e os arcos das rodas trapezoidais são também idênticos) que, recordamos, deriva da plataforma MQB (a mesma do Golf e Passat, com motor transversal), ao contrário de modelos como o Volkswagen Touareg ou o Audi Q7 que derivam da MLB (com motor longitudinal).

Poderá ser outra coisa que não o Audi Q9?

Há um outro aspeto que distingue este protótipo de outros apanhados em testes da Audi: a sua camuflagem. Não coincide com o tipo de camuflagem que vemos nos protótipos de teste da marca na Europa, mas coincide com o mesmo tipo de camuflagem que é visto nos protótipos de teste da marca para a China.

Um detalhe que acaba por dar azo a outro rumor. Poderá a Audi estar a desenvolver um modelo específico para o mercado chinês? Não seria novidade nenhuma. São muitos os construtores, como a Audi, que comercializam modelos específicos para a China. Os mais conhecidos são, talvez, as versões longas dos sedãs da marca, como o A4 ou o A6.

Existem outros, no entanto, que não são variantes de modelos já conhecidos. Por exemplo, há praticamente um ano vimos a Volkswagen lançar um MPV de grandes dimensões (muito maior que o Sharan) apenas para o mercado chinês, o Viloran (também assente sobre a MQB). Poderá a Audi seguir o mesmo caminho e ter um SUV de grandes dimensões apenas e só para o mercado chinês?

Teremos de aguardar mais algum tempo por uma resposta definitiva. Prevê-se que em 2022 este novo SUV XL da Audi seja revelado, seja o Q9 ou não.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Audi A3 30 TFSI, a motorização de acesso à gama?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Audi A3 Sportback 30 TFSI S line. Os 110 cv são suficientes?