Salão de Nova Iorque 2018

Volkswagen Atlas Cross Concept antecipa novo SUV de cinco lugares

Depois de dois novos SUV para o mercado chinês, a Volkswagen marca presença em Nova Iorque com mais um modelo do género: o Volkswagen Atlas Cross Concept, antecipação de um futuro SUV de cinco lugares. Só para os EUA?

Hoje em dia tendo o Atlas — um SUV de grandes dimensões e sete lugares — como principal argumento, em termos de SUV, para o mercado dos EUA, a Volkswagen prepara um novo produto do género, baseado neste, com apenas cinco lugares.

O concept agora apresentado deverá passar à produção, já a partir do próximo ano, com uma imagem muito próxima daquela que apresenta, garantem os responsáveis da Volkswagen North American Region. Sairá da mesma linha de produção em que é montado, não só o Atlas, como também o Passat — na unidade do Chattanooga, no estado norte-americano do Tennessee.

Mais curto, mais baixo, mais estreito

O Volkswagen Atlas Cross Concept tem por base a mesma plataforma modular MQB que serve o Atlas de sete lugares, embora com quase 20 cm a menos no comprimento, permitindo vãos dianteiro e traseiro mais curtos.

Volkswagen Atlas Cross Concept NY 2018

O concept é cerca de 50 mm mais baixo e 25 mm mais estreito que o irmão de sete lugares, sendo que, com apenas duas filas de bancos e cinco lugares, procura preencher o espaço vago entre o Atlas e o Tiguan — este último, também disponível nos EUA, tanto com duas como com três filas de bancos. As dimensões mais compactas ajudam a garantir uma imagem claramente mais desportiva que a do maior Atlas.

RELACIONADO: Volkswagen. Novo SUV chinês a caminho da Europa?

Híbrido plug-in… ou semi-híbrido

Como sistema de propulsão, o Volkswagen Atlas Cross Concept recorre a uma motorização híbrida plug-in, a combinar um V6 3.6 litros de 280 cv com dois motores elétricos (à frente e atrás), que, em conjunto, garantem uma potência conjunta de 360 cv, como também acelerações dos 0 aos 96 km/h (60 mph) em não mais que 5,4 segundos. A autonomia em modo 100% elétrico é de 42 quilómetros (segundo normas da EPA, a Agência de Proteção do Ambiente dos EUA).

Volkswagen Atlas Cross Concept NY 2018

Ainda de acordo com a marca alemã, este Volkswagen Atlas Cross Concept pode vir a adoptar um “sistema de propulsão semi-híbrido”, sinónimo de um pack de baterias mais pequeno, de 2,0 kWh ao invés de 18 kWh do plug-in, a garantir uma potência conjunta (com o mesmo motor de combustão) na ordem dos 314 cv, e 6,5s nos mesmos 0-96 km/h.

Tecnologia: muita!

Já no apoio à condução e seja qual for o sistema de propulsão escolhido, cinco modos de funcionamento:

  • E-Mode, no qual o carro puxa apenas às rodas traseiras, utilizando somente o sistema elétrico;
  • Hybrid, ou o modo em que é o próprio sistema a escolher, em cada momento, qual o motor mais adequado;
  • GTE, opção de funcionamento mais desportiva;
  • Off-Road, sinónimo de funcionamento às quatro rodas, utilizando para tal os dois motores elétricos;
  • Battery Hold/Charge, ou aquele em que o motor de combustão é utilizado para repor os níveis de energia nas baterias;
Volkswagen Atlas Cross Concept NY 2018

Ainda no domínio da tecnologia, embora dentro do habitáculo, o Volkswagen Atlas Cross Concept aposta num painel de instrumentos de 12,3 polegadas, a juntar a um ecrã tátil de 10,1 polegadas, para o sistema de infoentretenimento. Este último, com sensores de proximidade e controlo por gestos, além de navegação 2D ou 3D, consoante as versões.

Mais informações, nomeadamente, se este Volkswagen Atlas Cross Concept algum dia chegará à Europa, é algo só ficaremos a saber lá mais para a frente.

Volkswagen Atlas Cross Concept NY 2018
Sabes responder a esta?
Qual a potência do novo Jaguar F-Pace SVR?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Jaguar F-Pace SVR revelado. 550 cv para o super SUV britânico

Mais artigos em Notícias