Apresentação
Este é o renovado Hyundai i30 N e ganhou mesmo mais potência
Seguindo as pisadas da restante gama, o Hyundai i30 N também se renovou e traz muito mais do que apenas um visual renovado.

Com mais de 25 mil unidades comercializadas em solo europeu desde 2017, o Hyundai i30 N viu-se agora renovado para assegurar que se mantém à altura da concorrência e das expectativas.
Tal como antecipavam as primeiras imagens oficiais que te mostrámos há umas semanas, o renovado i30 N conta com um visual revisto que vai ao encontro do estilo adotado pelos restantes i30.
Na dianteira destacam-se os novos faróis LED com assinatura luminosa em “V” e, claro está, a nova grelha. Já na traseira, apenas a versão hatchback conta com novidades, recebendo novos faróis, um para-choques mais musculado e dois escapes de maiores dimensões.
VÊ TAMBÉM: O que é que o Hyundai i30 N e a KTM RC16 do Miguel Oliveira têm em comum?
Quanto ao interior, por lá passámos a poder contar com os bancos desportivos N Light que, como o nome indica, são 2,2 kg mais leves que os bancos de série. Também entre os opcionais encontra-se um ecrã de 10,25” para o sistema de infotainment que é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e conta com a última geração do serviço Hyundai Bluelink.
Confirma-se: ganhou mesmo potência
No capítulo mecânico, há duas grandes novidades: o aumento de potência na versão mais radical equipada com o Performance Package e o facto de esta poder, pela primeira vez, ser associada a uma caixa automática de dupla embraiagem de oito relações, a N DCT.
Em ambos os casos o motor continua a ser um 2.0 l turbo de quatro cilindros. Na versão base este debita 250 cv e 353 Nm, estando exclusivamente associado a uma caixa manual de seis velocidades.

Já nos Hyundai i30 N com o Performance Package a potência sobe para os 280 cv e 392 Nm, um incremento de 5 cv e 39 Nm face ao seu antecessor. Como te dissemos, quando equipado com o Performance Package o i30 N pode contar com uma caixa manual de seis relações ou com a caixa automática de dupla embraiagem de oito relações N DCT.
Tal como acontecia até agora, o binário máximo está disponível entre as 1950 e as 4600 rpm enquanto a potência máxima continua a ser alcançada às 5200 rpm.
No que às prestações diz respeito, em ambos os casos a velocidade máxima é de 250 km/h, sendo que, quando equipado com o Performance Package, o renovado i30 N cumpre os 0 aos 100 km/h em apenas 5,9s (menos 0,2s do que no passado).

Nova caixa traz novas funções
Com a nova caixa N DCT surgem também três novas funções: N Grin Shift, N Power Shift e N Track Sense Shift.

A primeira, a “N Grin Shift”, liberta a potência máxima do motor e da transmissão por 20s (uma espécie de overboost), bastando para a ativar pressionar um botão no volante. Já a função “N Power Shift” é ativada quando se acelera com mais de 90% de carga do acelerador e procura transmitir o máximo binário às rodas.
Por fim, a função “N Track Sense Shift” reconhece automaticamente quando as condições da estrada são ideais para uma condução mais empenhada e ativa-se automaticamente, selecionando a mudança correta e o momento exato para proceder às trocas de relações.
Já comum às versões com manual e automática é o sistema N Grin. Já disponível anteriormente, este permite selecionar cinco modos de condução — Eco, Normal, Sport, N e N Custom — que ajustam parâmetros de suspensão, resposta do motor, sistemas de ajuda à condução e até do escape.

O que mais traz o Performance Package?
Além de mais potência e da possibilidade de equipar o i30 N com uma inédita transmissão automática de dupla embraiagem, o Performance Package traz ainda mais valias no capítulo dinâmico.

Desta forma, quem optar por ele vai contar com um diferencial autoblocante eletrónico, disco de travão dianteiros maiores (com 360 mm em vez de 345 mm) e jantes de 19” equipadas com pneus Pirelli P-Zero que permitem poupar 14,4 kg de massa suspensa. A tudo isto juntam-se ainda uma suspensão e direção revistas.

Segurança em alta
Além de ter aproveitado esta renovação para oferecer um novo visual, mais potência e uma nova caixa de velocidades ao i30 N, a Hyundai decidiu também reforçar (e muito) a oferta de equipamentos de segurança.
Desta forma, o Hyundai i30 N passou a contar com sistemas como assistente de colisão frontal com deteção de peões ou o assistente de manutenção na faixa de rodagem.

Já exclusivos à variante hatchback são o avisador de ângulo morto e o avisador de tráfego à retaguarda, sendo que, em ambos os casos, quando o i30 N está equipado com a caixa NDCT estes sistemas conseguem até evitar a colisão.
VÊ TAMBÉM: Mais que um simples restyling. O que esconde o renovado Hyundai Santa Fe?Quando chega e quanto custa?
Com chegada ao mercado europeu prevista para o início de 2021, ainda não são conhecidos os preços do renovado Hyundai i30 N.
Sabes responder a esta?
Qual é a capacidade da bagageira do Hyundai Ioniq EV?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
Testámos o renovado Hyundai Ioniq EV que promete mais autonomia, mas há mais novidadesEm cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Testámos o renovado Hyundai Ioniq EV que promete mais autonomia, mas há mais novidadesMais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL