Notícias Nivus. O SUV “Coupé” da Volkswagen que pode vir para a Europa

Apresentação

Nivus. O SUV “Coupé” da Volkswagen que pode vir para a Europa

Desenvolvido no Brasil, o Volkswagen Nivus é o mais recente SUV da marca alemã. Inicialmente destinado à América do Sul, mais tarde poderá chegar à Europa.

Volkswagen Nivus

Desenvolvido com base na plataforma MQB-A0, o Volkswagen Nivus é o mais recente membro da já extensa família SUV da Volkswagen.

Projetado no Brasil, o novo SUV “Coupé” da Volkswagen vai estar inicialmente disponível nos mercados da América Latina, no entanto, tal não significa que se destine apenas àquela região.

É que de acordo com os alemães da Auto Motor und Sport, a partir de meados de 2021, o Nivus deverá começar a ser produzido também em Pamplona, Espanha, ao lado do Polo e do T-Cross, chegando ao mercado europeu no final de 2021/início de 2022.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Volkswagen T-Cross 1.0 TSI Life: vale a pena poupar?

Coloca-se a questão sobre se o nome do modelo se mantém, com a publicação alemã a adiantar a possibilidade de este vir a ser trocado pela designação T-Sport na Europa, para melhor se enquadrar com os “irmãos” T-Cross e T-Roc.

O Volkswagen Nivus

Com 4266 mm de comprimento, 2566 mm de distância entre eixos, 1757 mm de largura e 1493 mm de altura, o Nivus é mais comprido e baixo que o T-Cross, e até ultrapassa (ligeiramente) em comprimento o T-Roc, apesar de ser mais estreito.

Isto permite-lhe oferecer uma bagageira com 415 litros de capacidade. Já no interior, o visual é similar ao do Polo e do T-Cross, destacando-se o ecrã do sistema de infotainment com 10” e a possibilidade de dotar o Nivus com um painel de instrumentos digital também com 10”.

Volkswagen Nivus

Apesar das semelhanças com os seus “irmãos” europeus, para já, o Volkswagen Nivus recorre a um sistema de infotainment desenvolvido no Brasil e designado VW Play. O Nivus vem ainda dotado de equipamentos como o detetor de fadiga, Hill Assist, cruise control adaptativo e travagem autónoma de emergência.

VÊ TAMBÉM: O T-Roc Cabrio é o único descapotável da Volkswagen que podes comprar. E nós já o conduzimos

A mecânica do Nivus

Por fim, no que diz respeito à motorização, o Nivus recorre a um propulsor específico para o mercado sul-americano, um 1.0 l turbo com três cilindros designado 200 TSI. Com 128 cv e 200 Nm quando alimentado a etanol, este motor envia a potência às rodas dianteiras por intermédio de uma caixa automática de seis velocidades.

Volkswagen Nivus
VÊ TAMBÉM: Volkswagen: “o hidrogénio faz mais sentido nos veículos pesados”

Caso venha a ser comercializado na Europa, o mais provável é que o Volkswagen Nivus venha a partilhar a mecânica com o T-Cross e o Polo.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”