Notícias Volkswagen: “o hidrogénio faz mais sentido nos veículos pesados”

Combustíveis

Volkswagen: “o hidrogénio faz mais sentido nos veículos pesados”

Sem interesse em desenvolver automóveis a hidrogénio, a Volkswagen acredita que esta tecnologia faz mais sentido quando aplicada a veículos pesados.

Volkswagen Golf Hy Motion

Atualmente, há dois tipos de marcas no mundo automóvel. As que acreditam no futuro dos automóveis a hidrogénio e aquelas que acham que esta tecnologia faz mais sentido quando aplicada a veículos pesados.

No que a este assunto diz respeito, a Volkswagen insere-se no segundo grupo, tal como foi confirmado por Matthias Rabe, diretor técnico da marca alemã numa entrevista à Autocar.

Segundo Matthias Rabe, a Volkswagen não planeia desenvolver modelos a hidrogénio nem investir na tecnologia, pelo menos num futuro próximo.

VÊ TAMBÉM: Camiões e autocarros fuel cell a hidrogénio? Daimler e Volvo unem esforços para que aconteça
Volkswagen motor a hidrogénio
Há uns anos atrás a Volkswagen chegou a desenvolver um protótipo de um Golf e de um Passat movidos a hidrogénio.

E o Grupo Volkswagen?

A confirmação de que a Volkswagen não planeia desenvolver automóveis a hidrogénio faz surgir uma questão: esta visão é apenas da marca de Wolfsburgo ou é extensível a todo o Grupo Volkswagen?

Acerca deste assunto, o diretor técnico da Volkswagen limitou-se a afirmar: “como grupo olhamos para essa tecnologia (o hidrogénio), mas para a Volkswagen (marca) não é uma opção no futuro próximo”.

Esta afirmação deixa no ar a ideia de que as outras marcas do grupo poderão vir a recorrer a esta tecnologia. Se bem te lembras, há já algum tempo que a Audi tem vindo a investir no hidrogénio, e mais recentemente até estabeleceu uma parceria com a Hyundai nesse sentido, ao mesmo tempo que trabalha ainda na área dos combustíveis sintéticos.

Matthias Rabe acaba por ir ao encontro de uma ideia que também discutimos no episódio do nosso podcast dedicado aos combustíveis alternativos. Onde também referimos que a tecnologia da pilha de combustível a hidrogénio poderá fazer mais sentido quando aplicado aos veículos pesados. Não deixes de ver:

Fontes: Autocar e CarScoops.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volkswagen Golf R32?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R