Notícias Esboço antecipa nova Volkswagen Amarok, a “irmã” da futura… Ford Ranger

Antevisão

Esboço antecipa nova Volkswagen Amarok, a “irmã” da futura… Ford Ranger

Durante a Conferência Anual do Grupo Volkswagen foi revelado o primeiro esboço da nova Volkswagen Amarok, que terá um forte contributo… da Ford.

Volkswagen Amarok 2022

Na Conferência Anual do Grupo Volkswagen onde são anunciados os resultados financeiros do ano que passou — 2019 foi um ano muito bom em lucros para o grupo alemão —, além dos números falou-se também do futuro, e no futuro da marca alemã há uma nova Volkswagen Amarok.

Talvez a principal novidade nesta segunda geração da pick-up alemã, é que se trata de um projeto desenvolvido em colaboração com a Ford, que também dará origem à sucessora da Ford Ranger, a atual líder do mercado europeu.

Altura para recordar que esta cooperação entre os dois gigantes automóveis foi anunciada há já mais de um ano, onde, entre os vários acordos de cooperação estabelecidos, houve dois que se destacaram.

VÊ TAMBÉM: Oficial. Elétrico da Ford recorrerá à MEB, a mesma base do Volkswagen ID.3
Volkswagen Amarok

O primeiro incide no desenvolvimento não só da nova Volkswagen Amarok e da Ford Ranger, como também de outros veículos comerciais; o segundo, envolve a cedência da MEB — a plataforma dedicada a veículos elétricos da Volkswagen — à Ford, para esta também desenvolver pelo menos um novo veículo elétrico, que se juntará ao revelado Mustang Mach-E.

Cairá sobre os ombros da Ford a maioria das responsabilidades de desenvolvimento e produção das duas pick-up, com ambas a entrarem em comercialização em (e ao que tudo indica) 2022.

As vantagens destas sinergias são óbvias, além de que poderá dar acesso ao imenso mercado norte-americano, caso no acordo estabelecido esteja a possibilidade de a nova Volkswagen Amarok ser produzida localmente — devido à chicken tax norte-americana, as pick-ups importadas são taxadas a 25%, anulando a competitividade contra os rivais produzidos localmente.

Em veículos comerciais e pick-ups este tipo de sinergias não é de todo invulgar, bem pelo contrário. Ou seja, esperem a partilha não só de toda a plataforma e cadeia cinemática, como, provavelmente, uma parte substancial da carroçaria, excetuando o volume dianteiro, que terá a identidade de cada uma das marcas.

A nova Volkswagen Amarok, e baseando-nos no esboço revelado, promete uma evolução dos temas visuais já conhecidos da atual Amarok, assim como uma melhor integração visual com outros modelos, sobretudo SUV, da marca alemã.

No entanto ainda estamos algo longe da revelação do modelo final — 24 meses ou algo próximo disso. Será que se manterá fiel a este esboço? Teremos de esperar por 2022…

Sabe esta resposta?
Onde é que é produzido o Volkswagen T-Roc Cabriolet?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

T-Roc Cabriolet já está em produção… com o Porsche Cayman!?