Notícias A pick-up elétrica Rivian R1T consegue girar como um tanque

Arranque a Frio

A pick-up elétrica Rivian R1T consegue girar como um tanque

A pick-up elétrica Rivian R1T, chega ao mercado no final de 2020, e traz com ela uma funcionalidade… peculiar, denominada Tank Turn, ou a capacidade de virar/girar como um tanque…

Rivian R1T

A Tesla Cybertruck não foi a única pick-up elétrica conhecida em 2019. Muito antes pudemos conhecer a elegante Rivian R1T (à venda no final deste ano nos EUA), uma startup que está a gerar todo o tipo de interesse e investimento — a Ford já estabeleceu uma parceria que originará, de acordo com os rumores, a um novo SUV/Crossover elétrico para a Lincoln, a sua marca premium.

Além da pick-up R1T, a Rivian derivará desta um SUV, o R1S, e está a desenvolver também uma carrinha comercial 100% elétrica.

A Rivian R1T usa um chassis tipo skate, onde estão alojadas as baterias (105 kWh a 180 kWh), que fornecem energia a quatro motores elétricos (147 kW cada, ou 200 cv), um por roda — a “simples” razão que permite à R1T fazer a denominada Tank Turn:

Sendo cada roda motriz independente, sem ligações mecânicas às restantes, permite “acrobacias” como a Tank Turn, ou a capacidade de girar sobre ela própria, como… um tanque. Ou seja, as rodas do lado direito podem girar na direção oposta às do lado esquerdo.

A NÃO PERDER: “In memoriam”. Ano novo, vida nova… mas não para estes modelos

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.