Notícias Alfa Romeo Tonale. Em Genebra com o futuro eletrificado da marca italiana

Salão de Genebra 2019

Alfa Romeo Tonale. Em Genebra com o futuro eletrificado da marca italiana

Acabámos de assistir à revelação mundial do SUV que antecipa o futuro electrificado da Alfa Romeo. Este é o Alfa Romeo Tonale que pode chegar já em 2020.

Alfa romeo Tonale 2019
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Eletrificado ou não, é um Alfa Romeo. Foi a nossa reação imediata, assim que o Alfa Romeo Tonale foi revelado, perante os flashes e a atenção de toda a imprensa mundial.

De acordo com a marca, em termos estilísticos, o Alfa Romeo Tonale pretende conciliar a tradição estilística da marca e as mais recentes tendências do mercado.

Uma das tendências mais visível é, sem dúvida, a opção pelas formas da carroçaria assumidamente SUV, antevendo um modelo de produção posicionado abaixo do Stelvio.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Genebra 2019 estão aqui
Alfa Romeo Tonale
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

A ponte com o passado da marca é assegurada pelas jantes de 21″ inspiradas nas formas estreadas no icónico 33 Stradale e pela grelha com o típico scudetto da marca; ou pela frente com as afiladas óticas em LED inspiradas no SZ e Brera.

No interior encontramos revestimentos em pele e Alcantara, com a presença de múltiplos painéis retroiluminados. O painel de instrumentos é composto por um ecrã de 12,3″ e temos um ecrá tátil central de 10,25″, que faz parte, de acordo com a marca italiana, de um novo sistema de info-entretenimento.

Eletrificado

Outra tendência, menos visível, é a eletrificação. É em termos tecnológicos que o Alfa Romeo Tonale assume verdadeiramente uma evolução face ao passado. O Alfa Romeo Tonale é a primeira «face» visível do processo de eletrificação que a Alfa Romeo tem em curso, e que vai culminar com o lançamento de pelo menos seis modelos eletrificados até 2022.

Alfa Romeo Tonale
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

O primeiro modelo desta nova «era» da marca italiana poderá muito bem ser este Alfa Romeo Tonale, cujo sistema híbrido plug-in casa um motor de combustão interna localizado à frente com um motor elétrico no eixo traseiro.

Existem diversas especulações sobre a base do Tonale, com tudo a indicar que seja a mesma do Jeep Renegade e Compass, que também estrearam em Genebra as suas variantes híbridas plug-in, com características bastante idênticas.

Quando surgirá a versão de produção do Tonale? De acordo com o plano da Alfa Romeo, até 2022 o veremos em comercialização — a nossa aposta é que surja antes disso, em 2020, para contribuir para a redução das emissões de CO2 da marca antes da entrada em vigor da meta obrigatória das 95 g/km de CO2 em 2021.

Alfa Romeo Tonale
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel