Notícias Jeep Grand Cherokee Trackhawk vs McLaren 600LT. Qual o mais rápido?

Drag race

Jeep Grand Cherokee Trackhawk vs McLaren 600LT. Qual o mais rápido?

Colocar um SUV numa drag race contra um McLaren 600LT pode parecer loucura. Mas e se o SUV for um Jeep Grand Cherokee Trackhawk preparado pela Hennessey?

Jeep Grand Cherokee Trackhawk Hennessey e McLaren 600LT

Ao que parece, no mundo das drag race não há impossíveis, e a prova disso é esta que te trazemos hoje. À primeira vista, uma drag race entre um superdesportivo como o McLaren 600LT e um SUV como o Jeep Grand Cherokee (mesmo na versão Trackhawk) é daquelas que tem um resultado previsto mesmo antes do começo.

No entanto, graças a uma “ajudinha” da Hennessey as coisas mudaram de figura e aquele que já era o SUV mais potente do mercado (contava com 710 cv, o Urus, por exemplo, “só” oferece 650 cv) passou a debitar 745 kW, ou seja, 999 hp, ou 1013 dos nossos cavalos (tal como já te contámos noutro artigo).

Com este aumento de potência, o Jeep passou a ser capaz de, surpreendentemente, se bater de igual para igual com o McLaren 600LT. Para teres uma ideia, o McLaren conta com um V8 de 3.8 l biturbo capaz de debitar 600 cv que impulsionam apenas 1260 kg (peso a seco). Já o Jeep, apesar do aumento de potência, continua a pesar cerca de 2,5 t.

VÊ TAMBÉM: Este é o modelo escolhido para o troféu monomarca da Lamborghini
2017 Jeep Grand Cherokee Trackhawk
De série o Jeep Grand Cherokee Trackhawk oferece 710 cv, depois do trabalho da Hennessey esse valor passa para…1013 cv.

Uma drag race muito disputada

Ao todo neste vídeo foram feitas não uma, não duas, mas três drag race entre o McLaren 600LT e o Jeep Grand Cherokee Trackhawk Hennessey. Na primeira drag race, em que o 600LT não pôde recorrer ao sistema de launch control, o Jeep apoiou-se no tração integral e nos mais de 1000 cv para obter uma vantagem inicial que se manteve até à meta.

Já na segunda, com a ajuda do launch control, o McLaren 600LT consegue superiorizar-se ao Jeep, deixando-o para trás logo desde o início, sendo evidente que a resistência aerodinâmica também não ajudou o SUV enquanto este tentava encurtar a distância.

Já quanto à terceira tentativa, o tira-teimas final, esse deixamos-te aqui o vídeo para que possas não só apreciar as duas primeiras (e principalmente o som dos dois motores) mas também para que possas descobrir qual foi o mais rápido.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que surgiu o primeiro Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler