Notícias Jeep Gladiator, a pick-up que nos deixa andar sem portas, teto ou pára-brisas…

Salão de los Angeles 2018

Jeep Gladiator, a pick-up que nos deixa andar sem portas, teto ou pára-brisas…

Há muito que era pedida e finalmente é revelada a Jeep Gladiator, a pick-up derivada do Wrangler, que ataca um dos segmentos mais concorridos dos EUA.

Jeep Gladiator

Ainda não há certezas se vem para a Europa, mas não podíamos deixar de falar sobre a Jeep Gladiator, sem dúvida uma lufada de ar fresco no mundo das pick-up. Um modelo que assinala o regresso da marca americana ao segmento das pick-up desde que deixou de produzir a Comanche, em 1992.

A Jeep afirma que a Gladiator alia a capacidade todo o terreno do Wrangler (do qual deriva) à versatilidade que as pick-up oferecem. E tal como no Wrangler, é possível retirar as portas e baixar o vidro dianteiro — não estamos a ver uma Ford Ranger ou uma Volkswagen Amarok fazer o mesmo.

Visualmente, as semelhanças entre a Jeep Gladiator e o Wrangler são óbvias. Na frente, as únicas diferenças notórias são as duas novas saídas de ventilação no capot. Já no interior a Gladiator herda o tablier do Wrangler.

Jeep Gladiator
VÊ TAMBÉM: Diz olá ao T-Cross, o novo SUV da Volkswagen

Os números da Jeep Gladiator

Apesar de ter sido criada a partir do Wrangler e de partilhar com ele o esquema de chassis de longarinas e travessas, a Jeep Gladiator cresceu, e muito, em relação ao seu “irmão” de gama. Para teres uma ideia, a Gladiator é 787 mm mais longa que o Wrangler de quatro portas.

Em termos de motorizações, a Gladiator vai contar com dois motores V6 (mercado norte-americano). O primeiro é um 3.6 l a gasolina que debita 285 cv e 353 Nm de binário. A partir de 2020, a Jeep vai oferecer a Gladiator com um motor Diesel V6 de 3.0 l que debita 260 cv e 599 Nm de binário, podendo ser equipada com uma caixa manual de seis velocidades ou com uma automática de oito velocidades.

A Jeep Gladiator vai estar disponível com dois sistemas diferentes de tração integral, sendo que ambos oferecem gestão do binário a tempo inteiro. As jantes usadas são de 17″, e a Jeep promete 28,2 cm de altura livre ao solo.

Será que chega até nós? Esperemos bem que sim…

Sabe esta resposta?
Em que ano surgiu o primeiro Jeep Wrangler?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

A história do Jeep, das origens militares ao Wrangler