Autopédia Cv, hp, bhp, kW: sabes a diferença?

Potência

Cv, hp, bhp, kW: sabes a diferença?

São várias as unidades de medida utilizadas para aferir a potência dos automóveis. Estas são as diferenças entre cada uma delas.

Motor V8 bi-turbo Mercedes-Benz

Quem nunca se confundiu com diferentes valores de potência para o mesmo carro?

Na prática, o erro mais comum acaba por ser a não conversão dos valores de hp e bhp para cv (às vezes, até nós caímos nesse erro). Apesar de não fazer grande diferença em modelos com pouca potência, em motores com grande potência esta discrepância acaba por fazer a diferença.

Por exemplo, 100 cv correspondem, após arredondamento, a 99 hp, mas se forem 1000 cv, equivale a “apenas” 986 hp.

As cinco unidades de medida

PS — Abreviação da palavra alemã “Pferdestärke”, que significa “cavalo-vapor”. O valor é medido segundo a norma alemã DIN 70020, e difere ligeiramente do hp (horse power) por ser baseado no sistema métrico em vez do sistema imperial.

hp (horse power) — Valor medido no eixo motor, com os acessórios necessários para ligá-lo e funcionar autonomamente.

bhp (brake horse power) — Valor medido segundo as normas americanas SAE J245 e J 1995 (já obsoletas), que permitiam retirar o filtro de ar, alternador, bomba da direção hidráulica e o motor de arranque, além de permitir o uso de coletores de escape dimensionados. Sem essas perdas, esta era a unidade preferida dos fabricantes que “vendiam potência”.

cv (cheval vapeur) — Como devem imaginar, “Pferdestärke” não era propriamente um nome fácil de pronunciar. Por isso, os franceses inventaram o cv (cheval vapeur), que no fundo é o mesmo que a unidade de medida PS.

kW — Unidade padrão do Sistema Internacional de Medidas (SI), definido pela Organização Internacional de Normalização (ISO) segundo as normas ISO 31 e ISO 1000.

O kW é a referência absoluta

Usando a unidade padrão kW como referência, permite verificar a diferença entre os nossos cavalos e os dos outros. Assim, em termos quantitativos, as unidades de medida distinguem-se da seguinte forma:

1 hp = 0,7457 kW

1 cv (ou PS) = 0,7355 kW

1 hp = 1,0138 cv (ou PS)

Por norma, o kW é a medida padrão utilizada pela maioria das marcas europeias (em particular as marcas de origem alemã) nas suas fichas técnicas, enquanto que os fabricantes americanos preferem o horsepower (hp).

Só mesmo por uma questão de conveniência — e até marketing — é que ainda recorremos ao “cavalo” para definir a potência de um motor. É sempre mais fácil “vender” um Bugatti Veyron com 1001 cv do que com 736 kW.