Crónicas Tesla Model Y, uma mão cheia de testes, Fórmula 1 e 600 postos de trabalho

Editorial

Tesla Model Y, uma mão cheia de testes, Fórmula 1 e 600 postos de trabalho

Todos os anos após o Salão de Genebra estamos sempre à espera de uma ressaca de conteúdos. Mas a indústria automóvel parece não dar tréguas e continua de vento em popa.

Tesla Model Y

Quando pensávamos que a tradicional ressaca pós-Genebra chegava logo a seguir ao Salão, temos a Tesla a mostrar o novo Model Y diretamente da Califórnia.

Se por um lado é um crossover, o que alinha na tendência, por outro tem sido alvo de críticas pela forma leviana como a Tesla esticou um Model 3 e introduziu mais um modelo na gama. Neste artigo o Fernando Gomes mostra tudo o que é preciso saber o novo Tesla Model Y, com uma autonomia estimada bem calculada.

Nos nossos testes, temos uma série de novidades. O João Delfim Tomé foi a Palma de Maiorca testar o novo Volkswagen T-Cross e trouxe na bagagem uma série de informações e feedback importantes. No meio disto tudo, uma coisa parece ser certa: promete vender como pãezinhos quentes.

VÊ TAMBÉM: És tu, Qashqai? IMQ Concept é o futuro eletrificado dos crossovers da Nissan

Ainda em Palma de Maiorca, testámos os dois motores híbridos do novo Toyota Corolla. Gostei e acho que há uma carroçaria que se destaca. Mas será que vale a pena pagar mais pela versão mais vitaminada?

Na Honda há um Diesel que continua a dar que falar, e nós fizemos a prova dos nove no Civic com caixa automática de 9 velocidades. O 1.6 i-DTEC até pode ser um dos melhores motores Diesel do mercado, mas nem tudo são rosas…

Ainda nos testes, mais um Diesel. O Francisco Mota, jurado do Car of The Year e uma presença assídua na Razão Automóvel, testou o Peugeot 508 SW equipado com o motor 1.5 BlueHDI de 130 cv. Ainda não está à venda em Portugal, só chega em maio, mas na Razão Automóvel já podes ler um primeiro veredito.

Em Portugal também há novidades e das boas: depois de terem assinado uma joint-venture que deu origem à Critical Techworks, o BMW Group e a Critical Software inauguraram um novo escritório em Lisboa. Até ao final do ano vão empregar 600 pessoas.

Para terminar, uma curiosidade. Tens de ler esta peça fantástica assinada pelo nosso editor-chefe Fernando Gomes: quantos cavalos de potência tem o corpo humano? Aviso já que vais precisar de fazer contas para ler este artigo.

Ah! Quase que me esquecia. A Fórmula 1 já arrancou e se queres um resumo rápido daquilo que podes esperar nesta época, este artigo é a cábula ideal.

Este fim de semana Melbourne recebeu o primeiro Grande Prémio. Começou bem para Lewis Hamilton, mas quem concretizou, de forma inesperada, foi Valteri Bottas. Tudo a correr bem para a Mercedes-AMG Petronas, dia 31 de março há mais.

Quanto a nós, temos encontro marcado para a próxima segunda-feira.

Um abraço e boa semana.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Daihatsu Charade GTti?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Daihatsu Charade GTti, o mil mais temido