Notícias Honda Civic estreia caixa automática de nove velocidades. Mas só o Diesel

Apresentação

Honda Civic estreia caixa automática de nove velocidades. Mas só o Diesel

O atual Honda Civic prepara-se para dar a conhecer mais uma novidade: uma caixa automática de nove velocidades. Uma estreia no modelo, mas só no Diesel.

Honda Civic i-DTEC Sedan 2018

Com geração nova há pouco mais de um ano, o Honda Civic 1.6 i-DTEC prepara-se para acrescentar mais uma novidade, a um conjunto que já tinha estreado uma plataforma totalmente nova, motor 1.6 i-DTEC atualizado, além de uma suspensão traseira independente — que, recorde-se, o antecessor não tinha.

Até hoje disponível apenas com transmissão manual, a variante 1.6 i-DTEC do Civic contará, brevemente, com uma caixa automática diferente da já existente nos Civic a gasolina, que, lembremos é uma CVT, ou transmissão de variação contínua.

Pelo contrário, a transmissão escolhida para o Diesel é uma solução com conversor de binário e nove velocidades, semelhante à utilizada no atual CR-V 1.6 i-DTEC de 160 cv, que se destaca por ser particularmente compacta.

RELACIONADO: Honda Civic. A história e evolução de um ícone em 10 gerações

Caixa compacta… e versátil

Em termos de utilização, esta nova transmissão apresenta uma primeira velocidade curta, ao contrário das altas, bem mais longas, a procurar garantir não só consumos baixos, como também velocidades de cruzeiro elevadas. Sendo igualmente capaz de descer até um total de quatro relações, num só kickdown, ou subir um máximo de duas relações.

Recordar ainda que esta nova transmissão estará disponível apenas com o bloco Diesel de 120 cv e 300 Nm de binário, permitindo ao Civic acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11s, mas também atingir uma velocidade máxima anunciada de 200 km/h.

Honda Civic 5 portas

Quanto aos consumos, a Honda avança uma média de 4,1 l/100 km, ainda segundo o ciclo NEDC, valor que, não deixando de ser atraente, é mais alto 0,6 l/100 km que o anunciado para a versão com caixa manual — 3,5 l/100 km.

De resto, a versão manual do Civic Diesel anuncia-se também mais rápida 0,9s nos 0 aos 100 km/h, ainda que, tanto um como outro, consigam cumprir os mais exigentes limites de emissões NOx, segundo o ciclo RDE, sem que para isso tenham de recorrer a um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) com AdBlue.

Honda Civic 1.6 i-DTEC — motor

Em Portugal a partir de setembro

Segundo a Razão Automóvel já apurou, a nova caixa automática de nove velocidades chega a Portugal já no próximo mês de setembro, primeiramente apenas na carroçaria de cinco portas. No Sedan, a estreia acontecerá mais tarde.

Finalmente e quanto a preços, estão ainda por definir.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Porsche Carrera GT foram produzidas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

McLaren tem à venda o único Porsche Carrera GT em amarelo Signal